Teve início nesta segunda, dia 01 de novembro, a 2ª e última etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Mato Grosso que será destinada aos bovinos e bubalinos de mamando a caducando.
De acordo com Kidiney Flanklin, agente fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), unidade de Juara, a expectativa é manter a cobertura vacinal acima dos 99% e, com isso, assegurar a retirada da obrigatoriedade da vacinação para 2023.
Esta etapa segue durante todo o mês de novembro e os produtores devem fazer a comunicação da vacina junto ao Indea até o dia 12 de dezembro evitando assim problemas com seus GTAs e outras documentações.
É importante salientar que há 26 anos, Mato Grosso não registra nenhum caso da doença em todo o estado pretendendo encerrar as vacinações no ano de 2023.
Vale ressaltar que o produtor cadastrado junto ao INDEA deve adquirir sua vacina em uma das revendas autorizadas à comercialização e, após vacinar os animais, encaminhar a um dos escritórios do Indea local, no caso de Juara.
A declaração de vacinação do gado dever ser feita no máximo até 12 de dezembro.