No último final de semana, sábado, dia 11 de outubro, alunos de capoeira de Juara participaram de um grande encontro cultural e esportivo com a realização do Jogo de Mandinga (JDM) 2025, promovido pelo Centro Cultural Mestre Bicudo e pelo Instituto Jogo de Mandinga de Capoeira, em Tangará da Serra que reuniu capoeiristas, mestres e alunos de diversas localidades, e foi repleto de atividades e aprendizado.
A programação oficial teve início na sexta-feira, dia 10 de outubro, com a tradicional Roda de Abertura, no CT Mestre Bicudo, marcando o início das celebrações e dos cursos que foram realizados ao longo do fim de semana.
No sábado, dia 11 de outubro, teve uma série de cursos e oficinas práticas ministradas por grandes nomes da capoeira, como o Contra Mestre 7 Vidas, de São Paulo/SP, o Mestrando Modelo, de Juara, e o Professor Sabiá, de Campo Novo.
A proposta foi promover a troca de experiências e o aprimoramento técnico entre os praticantes da arte, conforme disse o professor de Juara, Valdeson Portela, popular Modelo mestrando de capoeira.
Teve apresentação de autoridades, apresentações culturais, rodas de capoeira, troca de cordas e o tradicional batizado dos alunos.
“Além de ser um momento de celebração e integração entre os núcleos de capoeira, o evento reforçou valores fundamentais como o respeito, a disciplina, a inclusão e a preservação das raízes da cultura afro-brasileira” disse o mestrando, Valdeson Portela.
O Jogo de Mandinga 2025 representa, não apenas a valorização da capoeira enquanto expressão cultural e esportiva, mas também o fortalecimento do sentimento de comunidade e da identidade cultural local, unindo gerações em torno da arte, do ritmo e da história que a capoeira carrega.