A notícia da reabertura da planta frigorífica JBS em Juara, com exclusividade pela Rádio Tucunaré, ganhou grande repercussão em todo o Estado e os setores representativos da pecuária começam a manifestar.
A ACRIMAT – Associação dos Criadores de Mato Grosso tem como atual Vice-Presidente o Pecuarista Fernando Conte, morador de Juara.
Em entrevista à Rádio Tucunaré, o pecuarista expressou seu contentamento com a reabertura do Planta frigorífica JBS em Juara e ao mesmo tempo, lamentou o episódio ocorrido (incêndio) com a planta de Diamantino, visto que estava sendo preparada para exportação para China e atendia todo o norte do mato-grossense.
Conte, avaliou como, muito salutar o retorno da planta JBS em Juara, uma vez que é uma planta de fundamental importância não só pelo tamanho do rebanho do município de Juara, e não somente por ser polo dessa região, mas também por se tratar de uma planta, que beneficia toda a região Noroeste do Estado de Mato Grosso e o Vale do Arinos, ou seja o Oeste de Mato Grosso, juntamente com o Vale do Araguaia, que são as regiões mais penalizadas no número de plantas frigoríficas em funcionamento e por isso, considera de fundamental importância, que retorne essas atividades. “Essa expectativa de retorno, começou após o fechamento em 2022 e sempre existiu, não só em Juara, como em Juína também e essa notícia, me deixa muito feliz”, disse o pecuarista Fernando Conte.
Nando disse ainda ser consciente, que a tragédia do incêndio de Diamantino acelerou esse processo de reabertura. Por outro lado, “ficamos muito satisfeitos de ter uma unidade frigorífica funcionando no município, gerando emprego, gerando renda e todo o benefício indireto, que uma indústria frigorífica gera e além disso é uma possibilidade a mais de abate e vai ser muito salutar para toda a região”, disse.
O setor espera, que seja permanente o funcionamento novamente desta planta, que não seja apenas momentânea, ou seja, somente durante o período o de restauração da planta de Diamantino, ponderou o pecuarista.
Segundo o Fernando Conte, a planta de Juara precisa de algumas habilitações para melhor a viabilidade de funcionamento e colou a entidade ACRIMAT a disposição para ajudar no que for possível. “Nós, enquanto Entidade, a ACRIMAT se põe à disposição, para o que estiver no alcance, afim de agilizar ações e abrir fronteiras, para que se consiga essas habilitações necessárias, disse.
Antes de encerrar, Fernando Conte citou que, além das entidades do setor, também os entes Públicos, como o Prefeito Carlos Sirena, que está com bastante habilidade para conduzir isso, e que, se colocou parceira da empresa nesse momento, porque é muito benéfico, não só para o setor, como para Juara ter uma planta dessa envergadura novamente trabalhando no município de Juara, concluiu.