Juara – Mato Grosso

28 de março de 2024 20:46

[dataehoranews]

Vigilância Ambiental de Juara realiza levantamento para combate aos mosquitos da dengue

A Secretaria Municipal de Vigilância Ambiental de Juara iniciou uma nova ação de combate ao Mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue e do vírus Zica e chikungunya.

A ação está sendo desencadeada pelos agentes da vigilância ambiental do município através das visitas domiciliares em todos os bairros da cidade de Juara, com a finalidade de fazer o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2022.

Segundo a bióloga Arlete Assunção Ramos, a ação é feita em todos os municípios do Brasil, e serve para fazer o levantamento da quantidade do mosquito Aedes aegypti em todo o Brasil.

Essa informação servirá também para que o governo federal avalie a infestação, e encaminhe para os estados e municípios as orientações de novos procedimentos para a serem realizados em relação a prevenção contra os vetores.

A ação é feita por medida de sorteio dos bairros e quarteirões da cidade, onde o agente faz a visita de 06 (seis) em 06 (seis) casas, sendo um trabalho amostral, e em uma semana se consegue fazer um levantamento total da infestação do mosquito.

Em 2022, as notificações de contaminação do Lira apresentaram alto risco de infestação do mosquito da dengue.

Segundo o levantamento da Vigilância, o maior problema continua sendo o número de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrados em vasos de plantas, bebedouros de animais e em lixo espalhado pelos quintais. Já que são materiais que as pessoas poderiam e até deveriam eliminar ou pelo menos manter limpos e secos.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br