Juara – Mato Grosso

27 de maio de 2024 20:28

[dataehoranews]

Vigilância Ambiental e Cooperativa Sicredi lançam o Projeto: “Não dê moradia para o mosquito da DENGUE e ganhe prêmios”

A Secretaria de Saúde de Juara através da Vigilância de Ambiental em parceria com a Cooperativa Sicredi lançam o Projeto: “Não dê moradia para o mosquito da DENGUE e ganhe prêmios”.  O projeto busca por meio de sorteio de prêmios incentivar a população a manter os quintais livres de focos.

A proposta é convidar a população a trabalhar junto com o município na eliminação dos criadouros, incentivando cada morador a vistoriar o seu quintal uma vez por semana.

Como participar?

É só manter o quintal limpo e sem focos do mosquito da Dengue. O morador ao receber a visita do Agente Combate as Endemias para inspecionar o quintal e não houver nenhum foco ou possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a residência estará apta a receber um cupom e depositar na urna localizada no Banco Sicredi e na Secretaria Municipal de Saúde para concorrer à premiação. O sorteio será em abril de 2023. A partir do sorteio, a equipe da Vigilância Ambiental fará uma visita ao imóvel e se a residência estiver livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti a família será premiada.

Premiação:
01 liquidificador
01 ferro elétrico
01 sanduicheira
01 celular
E prêmios surpresa do Sicredi
Data do sorteio Abril de 2023 .
Objetivos:
Mobilizar a população do Município de Juara para prevenir as arboviroses;
Reduzir o risco de transmissão da Dengue, Zika e Febre Chikungunya;
Reduzir os Índices de Infestação do vetor Aedes aegypti e Aedes albopictus no Município.
Reduzir a incidência dos casos de dengue no Município;

Justificativa:

No Município de Juara em de 2021 foram notificados 11 casos de dengue sendo que em 2022 até o mês de agosto são 304 notificados. Fato que coloca em alerta a Vigilância Ambiental que implantará uma série de medidas para mobilizar a sociedade para eliminar os focos de transmissão e combater o mosquito Aedes aegypti no período chuvoso que se inicia.

A proposta é convidar a população a trabalhar junto com o município na eliminação dos criadouros, incentivando cada morador a vistoriar o seu quintal uma vez por semana.

A mudança de hábito da população é fator crucial para a efetividade das ações de prevenção ao vetor e as ações de educação em saúde envolvendo toda a comunidade é o primeiro passo para o controle da doença.

Não dê moradia para o mosquito e ganhe prêmios.

A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença.  Secretaria de Saúde Vigilância Ambiental Prefeitura de Juara

Fonte: POR: ASSESSORIA DE IMPRENSA | FOTOS: ANDERSON REIS

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br