Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 08 de Dezembro de 2021

Estado inaugura quarto escritório para monitoramento da mineração em Mato Grosso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) inaugurou nesta sexta-feira, o quarto escritório regional no Estado. A unidade de Aripuanã irá executar projetos do setor mineral visando a regularização, ordenamento e monitoramento das atividades mineradoras para legalização dos garimpos da área. O que irá contribuir com a geração de emprego e renda na região.

O novo espaço foi aberto graças à assinatura do termo de cooperação entre a empresa estadual, a Cooperativa de mineradores e garimpeiros da região de Aripuanã (Coopemiga) e o Município.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, são muitas as ações a serem fomentadas pelo escritório. “Vamos atuar, em especial, na promoção de atividades de pesquisa, na implantação de projetos de recuperação de áreas degradadas, sobretudo, naqueles direcionados a conferir maior sustentabilidade e racionalidade exploratória”, pontua.

Dentre as atribuições da sede regional estão orientação técnica com base nas boas práticas de mineração, garantia de medidas de higiene e segurança no trabalho. Desenvolvimento e difusão de procedimentos de pesquisa, lavra e beneficiamento de minérios de menor impacto ao meio ambiente.

O escritório contará com um geólogo, um técnico e dois estagiários. Além das atribuições habituais, equipe será responsável pelo cadastro dos produtores de bens minerais no município.

O presidente da Coopemiga, Antônio Vieira da Silva, considera a Metamat uma parceira fundamental. “Quanto à documentação, ao apoio técnico que recebemos, a Metamat nos ajudou demais nas negociações com a mineradora, tivemos muito respaldo. Se não fosse a Metamat não tínhamos conseguido o êxito, a legalidade no município de Aripuanã. Hoje somos uma das maiores cooperativas do estado de Mato Grosso, somos 6 mil pessoas, tudo graças a esse apoio do Estado”, ressalta.

Para a prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, é de grande importância a instalação de um escritório regional na cidade. “Para nós é extremamente relevante ter essa unidade da Metamat. Os profissionais trabalhando aqui poderão dar grande suporte técnico para a cooperativa e para estudos que temos planejado no atendimento à comunidade. Eles vêm num momento oportuno, de expansão do garimpo no município. Contamos com esses profissionais para nos dar o amparo que precisamos”, conclui.

Atualmente, a Metamat conta com escritórios descentralizados nos municípios de Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Guarantã do Norte e Aripuanã.

Fonte: Só Notícias

Com muito ❤ por go7.site