baner topo1
Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 26 de Janeiro de 2021

Embrapa cria sensor que usa câmera do celular para indicar se fruta está madura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A Embrapa Instrumentação, localizada em São Paulo, desenvolveu um sensor de baixo custo que permite saber se a fruta está madura usando a câmera do celular.

O recurso, que usa nanotecnologia e inteligência artificial, é capaz de rastrear e monitorar o grau de maturação das frutas climatéricas (que amadurecem depois da colheita).

Criado no âmbito de um projeto de inovação com a Siena Company, o sensor colorimétrico chamado de Yva (“fruta”, em tupi-guarani) é similar a uma etiqueta QR Code.

O Yva foi testado em manga, mamão e banana, mas pode ser aplicado em diversas frutas. O sensor detecta a liberação do gás etileno, hormônio natural no processo de amadurecimento. Ao reagir com nanopartículas em pó, faz o sensor alterar a cor conforme o fruto amadurece.

A mudança na coloração é interpretada por meio de um aplicativo de celular, que indica quando o fruto deverá estar maduro e adequado para o consumo ou o ponto específico em que atingirá o estágio de melhor apreciação pelo consumidor.

Monitoramento e gestão

O nanossensor pode ser acondicionado dentro de embalagens plásticas ou em caixas de frutas, sendo destinado a vários segmentos de mercado. Assim, a tecnologia pode ser usada pela cadeia produtiva no monitoramento da qualidade da colheita até o consumidor final.

Segundo a Embrapa, também possibilitará auxiliar na gestão de estoques, seguindo a metodologia de estocagem utilizada com perecíveis na qual a ordem de saída obedece as datas de expiração de cada produto.

Descartável, a tecnologia deve chegar ao mercado com custo entre R$ 0,08 a R$ 0,10 por quilo de fruta. O nanossensor já está sendo apresentado na Anufood Brazil, feira internacional do setor de alimentos e bebidas que começou nesta segunda-feira (9/3) em SP.

Fonte: Revista Globo Rural

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️