O líder do Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso foi preso neste domingo (28) enquanto aproveitava um dia de sol na Praia de Piratininga, em Niterói, região oceânica do Rio de Janeiro. Identificado como Ederson Xavier de Lima, de 43 anos, conhecido pelo apelido de “Boré”, ele foi capturado em uma ação conjunta da Polícia Civil do Rio e de Mato Grosso, conforme informações divulgadas pela Rádio Tucunaré e pelo site Acesse Notícias.
A operação foi coordenada pelo Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) e pela 1ª DP (Praça Mauá), após troca de informações entre as forças policiais. Boré, natural de Cuiabá, possui pelo menos oito passagens criminais, incluindo tráfico de drogas, receptação, extorsão e participação em organização criminosa.
Durante a prisão, ele estava na areia da praia com dois homens ainda não identificados. O trio conversava e consumia bebidas alcoólicas quando policiais civis descaracterizados realizaram a abordagem. No momento da ação, Boré tentou se passar por outra pessoa, apresentando documentos falsos em nome de “Victor Hugo Fernandes”, mas foi rapidamente reconhecido.
Contra o criminoso havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, além disso, ele foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso.
De acordo com a Polícia Civil, a captura demonstra a importância da cooperação entre forças de diferentes estados e reforça a estratégia de impedir que líderes de organizações criminosas usem o Rio de Janeiro como refúgio.