O Ministério da Saúde comunicou a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, sobre a segunda fase da pesquisa sobre a Covid-19 que será realizada em todo o país. Os pesquisadores são do IBOPE e da Universidade Federal de Pelotas.
Em Mato Grosso a pesquisa será feita nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.
A SES-MT já encaminhou as orientações do Governo Federal ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso e aos Escritórios Regionais de Saúde para a devida comunicação aos municípios.
De acordo com o ofício circular encaminhado, o Ministério apoia financeiramente esta ação.
Os resultados da pesquisa serão utilizados para auxiliar na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo Coronavírus e na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia.
O objetivo da comunicação feita pelo Ministério, é articular com as Coordenações Estaduais de Atenção Primária, as Superintendências Estaduais do Ministério e com os municípios,a viabilização da pesquisa, primando pela aceitação da população e pela segurança dos entrevistadores.
Segundo a metodologia da pesquisa, serão realizados três inquéritos transversais repetidos, de base populacional, com amostragem em municípios sentinela.
Em cada Estado, foram escolhidos os maiores municípios sede de cada sub-região intermediária, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A primeira fase da coleta aconteceu no período de 14 a 21 de maio.