baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Governo antecipa pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para fevereiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (5.fev) a decisão do governo federal de antecipar o calendário de pagamento do abono salarial do Pis/Pasep para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019.

O valor pago é proporcional ao tempo de serviço em 2019. Para quem trabalhou os 12 meses, receberá o valor de um salário mínimo, que neste ano é de R$ 1.100,00.

O governo decidiu antecipar em mais de 1 mês o pagamento do abono salarial. Antes, o recurso estaria disponível no dia 17 de março, agora, é possível sacar o dinheiro no dia 11 de fevereiro, junto com o pagamento daqueles nascidos em março e abril. Quem faz aniversário entre julho e fevereiro já teve o pagamento liberado.

Para os funcionários públicos, a antecipação do Pasep acontece para quem tem inscrição 8 e 9 também no dia 11 de fevereiro. A data também funciona para as inscrições com final 6 e 7.

A decisão injeta R$ 7,33 bilhões na economia. Ao menos 8,6 milhões de brasileiros serão beneficiados. A ajuda também é uma esperança para o déficit econômico deixado pelo fim do auxílio emergencial. Para o Ministro da Economia, Paulo Guedes, os recursos já estavam previstos no orçamento, serão apenas antecipados.

Quem tem direito?

O abono do PIS/Pasep é pago para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019. Para ter direito, é preciso:

Ter trabalhado formalmente por ao menos 30 dias em 2019, consecutivos ou não

Estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos

Ter recebido remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos em 2019

A empresa precisa ter informado corretamente os dados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

Os funcionários de empresas privadas que têm dúvidas se possuem o direito ao abono do PIS podem consultar o site da Caixa, o app Caixa Trabalhador ou ligar para 0800-726-0207. Funcionários públicos podem consultar o site do Banco do Brasil para saber se podem receber o Pasep.

Fonte: SBT News

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️