Indea de Juara faz balanço positivo da última etapa de vacinação contra brucelose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

A última etapa de vacinação contra brucelose em bezerras com idade entre três e oito meses termino no dia 30 de novembro e o prazo para comunicação se encerrou no dia 02 de janeiro de 2020.

A medica veterinária do Indea de Juara, Karina de Barros ressaltou que a cada ano aumenta gradativamente.

A comunicação da vacina junto ao Indea que é a levar até o Indea o atestado médico do veterinário teve grande adesão da maior parte dos pecuaristas e somente a partir desta data que serão apresentados a listagem dos pecuaristas que não fizeram a comunicação ou deixaram de vacinar seu rebanho.

De acordo com o balanço do Indea, cerca de 180 propriedades em Juara ainda precisam fazer ajuste da vacina junto ao Indea, mas dessas 180, nem todas foram por falta de comunicação, sendo que umas não possuíam as femeas com idade estipulada para vacina e outra falta de registro e outras realmente não executaram a vacina.

A vacina da brucelose é importante porque previne o animal contra a doença que inclusive pode ser transmitida ai homem, além de ser uma barreira comercial, e por isso, o produtor que não comunicou a vacinação dentro do prazo estão sujeito a sansão prevista em lei, bem como o bloqueio da fixa sanitária, o que impede o transporte de seu animal e a retirada da Guia de Transporte Animal (GTA).

Contudo, a medica veterinária do Indea de Juara, Karina de Barros classificou como bom andamento a adesão de vacinação por parte dos produtores que estão entendendo a importância da imunização de seu rebanho.

Fonte: Acessenoticias

Deixe um comentário