baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 14 de Abril de 2021

Indígenas liberam maquinários apreendidos em aldeia após reunião em Juína

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Foi realizado nesta segunda-feira (21), nas dependências da Coordenação Regional da Funai do Noroeste de Mato Grosso, uma reunião para discutir o impasse relacionado a apreensão de maquinários da prefeitura de Juína numa aldeia indígena.

Estiveram presentes representantes da Força Nacional, da Justiça Federal, do Poder Executivo Municipal, o prefeito eleito de Juína Paulo Veronese e integrantes da Aldeia Halataikwa, local onde os maquinários estão apreendidos.

Após longo diálogo, os indígenas decidiram pela entrega das chaves dos maquinários nesta manhã de terça-feira (22), às 7 horas, ao servidor da Funai Francisco das Chagas Cavalcante, que se encontra na barreira sanitária na entrada do Ramal, em seguida as chaves foram entregues aos servidores municipais designados pelo atual secretário de obras para remoção das mesmas.

Os desentendimentos começaram após a prefeitura de Juína, que integra juntamente com outras duas cidades, a União, e o estado de Mato Grosso, descumprirem uma determinação judicial que obriga a realização das obras para melhorias nas estradas que ligam as aldeias.

Devido a situação os indígenas optaram pela apreensão dos maquinários, até a prefeitura de Juína cumprir com a decisão.

Agora os equipamentos serão entregues ao servidores da prefeitura e ficarão em local designado em determinação judicial. A futura gestão se comprometeu em retornar as obras no dia 27 de janeiro de 2021. As obras não são de responsabilidade única e exclusivamente de Juína, mas de outros 02 municípios que compreendem a área indígena, do estado de Mato Grosso e da União.

Fonte: Juina news

Com muito ❤ por go7.site