baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 03 de Marco de 2021

Juara e o Vale do Arinos ganham fortalecimento com a Integração Lavoura-Pecuária

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O sistema de integração Lavoura-Pecuária (iLP) é uma estratégia de produção que integra as culturas anuais e pecuária, no mesmo espaço, em consórcio, sucessão ou rotação, e busca potencializar a sinergia entre os componentes pecuária e lavoura.

Esse sistema tem fortalecido o setor socioeconômico de Juara e região do Vale do Arinos fazendo com que o município receba grandes investimentos nas duas áreas de atuação empregatícia.

Para o pecuarista, Dirceu de Oliveira, conhecido popularmente como Dirceu da Dimaco que também possui terras rentáveis para lavoura, a entrada da agricultura em Juara, não prejudicou a região, pelo contrário, ela contribuiu e está contribuindo para o crescimento econômico através dessa parceria integrada.

Ele explica que antigamente havia uma tremenda dificuldade para adquirir subprodutos aqui em Juara e na região. Subprodutos são farelo de loja, milho e derivado de milho (DDG), um tipo de resíduo do etanol, e hoje, com essa integração lavoura/pecuária, acabou esse problema, tudo é comprado aqui mesmo.

Outro fator positivo citado pelo pecuarista é a questão do semi-confinamento, que é uma prática simples, e segundo Dirceu da Dimaco aumentou muito em Juara. O semi-confinamento é feito na própria propriedade sem mudar nada, apenas fazendo adequações com estrutura para cobertura e oferecer o alimento no cocho para seus animais.

Dirceu resumiu ressaltando que se hoje, o Vale do Arinos está atraindo outras regiões em relação aos preços de terras agricultáveis e produtividade, se deve a chegada da agricultura agregada a pecuária em Juara e região.

O avanço econômico tem sido grande, e isso fortalece o comercio, geração de emprego entre outros fatores que contribui para o desenvolvimento da região.

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️