Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Ação Social de Juara recebeu da Empaer, alimentos da agricultura familiar através do Programa “Alimenta Brasil”

Diretoria de imprensa de Juara

A Secretaria de Assistência Social de Juara recebeu hoje alimentos da agricultura familiar. Esses alimentos são oriundos do Programa “Alimenta Brasil”.

O Programa Alimenta Brasil (PAB) é uma atualização do Programa Aquisição de Alimentos criado em 2003. Os alimentos produzidos pela agricultura familiar são adquiridos na modalidade Compra com Doação Simultânea, com dispensa de licitação, e destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional através das instituições.

O PAB é executado por governos estaduais e municipais em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), sendo reconhecido mundialmente como um dos instrumentos mais eficazes de geração de renda para a agricultura familiar e enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional.

O Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), aderiu ao programa via Termo de Adesão nº 2213/2017. O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CEDRS) aprovou 88 municípios que estão no Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional a serem beneficiados pelo PAB em Mato Grosso, dentre eles o município de Juara.

Em 2021, quando ainda denominado Programa de Aquisição de Alimentos, as instituições de Juara foram contempladas com 3.491 kg de gêneros alimentícios da agricultura familiar, que foram destinados ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Associação dos Amigos Moradores de Rua (AAMOR) e Associação de Proteção aos Idosos Desamparados de Juara (Lar dos Idosos).

A execução do PAB em Juara é uma parceria entre a Empaer, Secretaria de Agronegócio e Secretaria de Assistência Social.

Os pagamentos são realizados aos agricultores fornecedores pelo Ministério da Cidadania através de recursos disponibilizados aos estados.  Para o ano de 2022 está prevista a aquisição de aproximadamente 4.000 kg de produtos de cinco agricultores familiares inscritos. Entre os produtos estão; abacaxi, banana-maçã, mandioca e queijo.

Este ano, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ficará responsável pelo recebimento e redistribuição dos itens, que serão destinados tanto para a complementação das cestas básicas e refeições servidas durante as atividades na unidade, quanto para doação às demais instituições sociais atendidas pelo município. Dessa forma, todas as entidades beneficiadas em 2021 continuarão recebendo os produtos da agricultura familiar.

Fonte: Diretoria de imprensa de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br