Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Acidentes de trânsito é pauta constante da gestão municipal de Juara

Man on the street after fatal car and motorcycle accident Man on the street after fatal car and motorcycle accident-Por bialasiewicz

Juara, vem enfrentando um aumento preocupante de acidentes de trânsito nas últimas semanas.

De acordo com dados registrados, o número de ocorrências aumentou em mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, com vários acidentes graves e até mesmo fatalidades.

As estatísticas do Sistema de Informação de Mortalidade do SUS, em dois anos (2019/2020), apresentam como vítimas fatais por acidentes de trânsito em Mato Grosso 2.001 pessoas, o que representa mil mortes por ano.

Os acidentes com motocicleta aparece como o meio de transporte com maior envolvimento nos acidentes que resultaram em mortes, com 43% das ocorrências. Em segundo lugar está o veículo a motor, com 26% dos registros.

O aumento da taxa de mortalidade por acidente de transporte segundo o ciclo de vida é de 16,2% entre os jovens, no período de 2019 e 2020; entre crianças o aumento foi de 8,7% e entre adultos foi de 4,8% de aumento.

Entre os idosos houve redução no mesmo período, de 9,5%. Na proporção de óbitos por acidente, segundo o sexo e o tipo de transporte, para cada óbito feminino, utilizando motocicleta, ocorreram aproximadamente 6 óbitos masculinos.

Outra fonte de informação importante para o avanço e aprimoramento das ações do Comitê, é o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).

No ano de 2020, houve o registro de 6.248 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito com motocicleta e 930 que utilizavam automóveis. Outros 383 registros foram de atropelamentos.

Dados parciais de 2021 (janeiro a julho) registram 3.818 atendimentos a vítimas de acidentes com motocicletas e 528 atendimentos a vítimas de acidentes com automóveis. Outras 200 ocorrências são por atropelamentos com o uso de diferentes meios de transportes.

As principais causas dos acidentes são a velocidade excessiva e o uso de álcool e drogas por parte dos motoristas em sua maioria os motociclistas

O governo municipal de Juara, tem tomado medidas para tentar diminuir o número de acidentes, como a implantação de sinalização e a intensificação de campanhas de conscientização. No entanto, é fundamental que todos os motoristas cumpram com as leis de trânsito e mantenham a atenção e o cuidado ao dirigir.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br