Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Avaliação externa na rede municipal de ensino monitoramento da qualidade educacional

Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

A Secretaria Municipal de Educação, na busca continua pela melhoria da qualidade da educação pública municipal, em especial a alfabetização, participará de um conjunto de avaliações externas em larga escala para monitoramento da  do processo de ensino e aprendizagem da rede municipal de ensino – Sistema Avalia-MT.

A política pública educacional é realizada em regime de colaboração entre estado e municípios. Para o ano letivo de 2023 estão programadas um ciclo de avaliações, cada uma com intencionalidade pedagógica diferente e complementar, a etapa de aferição dos resultados acontecerá:

A participação da família é importante e levar as crianças todos os dias é de grande valor para juntos ajudar nossas crianças.

1° avaliação será nos dias de 20 a 31/03/2023 – Avaliação de Fluência em Leitura-Entrada: Diagnosticar a capacidade leitora dos estudantes na fase de alfabetização para todos  os estudantes do 2º ano da rede pública de ensino.

2° avaliação 27/03 a 20/4/2023 a Avaliação Formativa de Entrada – Diagnosticar a consolidação do aprendizado dos estudantes do 2º e 5º ano.

Os resultados das avaliações permitirão o diagnóstico da educação municipal bem como farão parte do índice de desempenho educacional do estado e do município de Juara na alfabetização.

O IDEMT- ALFA está previsto nas ações que contemplam o Programa Alfabetiza MT, que tem por objetivo garantir a alfabetização de todos os estudantes na idade certa, isto é, até o final do 2° ano do Ensino Fundamental.

Além disso, os indicadores educacionais produzidos possibilitarão monitorar a evolução do desempenho dos estudantes ao longo do tempo, apontando para as necessidades de intervenção pedagógica por unidade escolar, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade da educação.

O trabalho em equipe é importante para garantir a transparência e legitimidade do processo.

Contamos com apoio das famílias! Sucesso a todos nossos estudantes!

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br