Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024

Caminhada de conscientização sobre o transtorno do espectro autista em Juara reuniu participantes de diversos segmentos

Uma caminhada sobre conscientização do espectro autista marcou a tarde de sábado, dia 01 de abril em Juara em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado neste domingo, dia 02 de abril.

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autista (APAA), e contou com a parceria de entidades, como Tiro de Guerra, Clube dos Desbravadores Castelo Forte, e apoio das secretarias de saúde e assistência social.

Iniciada no cruzamento da Avenida Airton Senna com a Rio Arinos, os integrantes das entidades percorreram parte da Avenida Rio Arinos até a Praça dos Colonizadores, onde assistiram a uma apresentação de capoeira com o professor Valdeson Paula Portela e seus alunos, bem como algumas atrações voltadas para as crianças e pessoas com sintomas de aspecto Autista.

A secretária de ação social, Cristina Mota participou do ato e disse que haverá um dia especifico para conscientizar e informar os pais de crianças com aspecto Autista a fazer um cadastro obter a Carteirinha do Autista. Já a secretária de saúde, Maisa Figueiredo que também prestigiou e colaborou com a caminhada explicou que a saúde vem dando uma atenção especial para as crianças com aspecto Autista, e buscando melhorias no sentido de atender ainda melhor essas pessoas.

A vice-presidente da APAA, Luciene Pontes disse que o ato superou as expectativas, e agradeceu a cada um que somou, e explica que a caminhada veio para somar e marcar o início do mês de abril que é o mês de Conscientização do Autismo.

“Vamos trabalhar em parceria com o CRAS para que os pais possam fazer a carteirinha do autista que é um tipo de aplicativo que será baixado no celular dos pais. Juara e o mundo precisa estar preparado para conhecer sobre o aspecto autista, e o numero de pessoas com esse transtorno vem crescendo muito, e precisamos ter conhecimento sobre nossos direitos, não somente para as crianças quanto também para os adultos, concluiu a vice-presidente da APAA”, Luciene Pontes.

A vereadora Sandy de Paula, presidente da Câmara que também fez questão de participar da caminhada, ao assistir as apresentações na Praça dos Colonizadores frisou que esse tipo de ação é muito importante para valorização da vida, e parabenizou a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Autista pela brilhante iniciativa.

“A Câmara tem um papel fundamental nesse sentido, pois juntos aprovamos a lei, e agora é contribuir para que as pessoas com transtorno de aspectos autistas sejam bem atendidas com seus devidos direitos”, completou vereador Zé Galvão.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br