Juara – Mato Grosso

27 de abril de 2024 13:32

[dataehoranews]

Campanha ‘Dez Minutos em Olhar seu Quintal’ foi desenvolvido pela Vigilância Ambiental em Juara

Crédito : diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Todos são sabedores de que neste momento a saúde pública do Brasil é desafiada mais uma vez por um mosquitos, e diante disso, a Fiocruz concluiu que bastam 10 (dez) minutos por semana para eliminar os focos do Aedes Aegypti dentro de casa, ou de seus quintais.

Em Mato Grosso, devido aos grandes focos de mosquitos transmissores da dengue nos mais diversos municípios, o governo Estadual aderiu a campanha ‘Dez Minutos em Olhar seu Quintal’, campanha que foi desenvolvida também em Juara no último sábado, dia 02 de março de 2024, conforme disse a bióloga da Vigilância Ambiental, Arlete Assunção Ramos.

A campanha é Nacional e sua finalidade é de conscientizar moradores a olharem seus quintais para eliminar focos do mosquito.

Neste sábado em Juara, a equipe da Vigilância Ambiental visitou várias casas que ficam fechadas durante a semana, para conscientizar e orientar a população sobre os cuidados e sintomas da doença (Dengue), que precisa ser combatida. Várias residências foram visitadas e a expectativa é de que todos se conscientize deixando seus quintais limpos e ajudando a combater a dengue.

Veja algumas formas de como a pessoa se contamina com a Dengue:

O ciclo do mosquito é assim: a fêmea pica uma pessoa, se alimenta do sangue para produzir os ovos, mas em vez de colocar todos no mesmo lugar, ela distribui em torno de 100 ovinhos, em reservatórios diferentes. Divide, por exemplo, um pouco em pneus, pratinhos de plantas, tampas de lixo e outros objetos que acumulam água.

“Os ovos do Aedes Aegypti ficam nesses reservatórios por, em média, um ano, esperando chuva, por exemplo, para começar o seu ciclo. Quando ela chega, liberam larvas, que precisam da água para viver e aí viram pupa e depois se transformam no mosquito”, explicou a bióloga Arlete.

Nesta semana em Juara, a Operação ‘Cata Treco’ com o objetivo de combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, continua através da Secretaria de Cidade e Vigilância Ambiental.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br