Em Juara a coleta de lixo não é seletiva e os caminhões passam em todos os bairros coletando sacos e caixas de lixos depositados pelos moradores.
Em entrevista à Rádio Tucunaré e Site Acesse Notícias, o servidor Gilmar Marques explicou, que a população em boa parte, não acondiciona corretamente o seu lixo na hora de colocar na rua para coleta.
Muitos garis tem se machucado exercendo esse trabalho, embora usem o material de proteção adequado. Se machucam com agulhas em seringas, que estão misturadas no lixo orgânico, também se cortam com cacos de vidro colocado dentro dos lixos domésticos e também outros tipos de objetos perfurocortantes.
Apesar de todos esses problemas, que não são novidade, um fato chamou a atenção da reportagem, quando o servidor relatou que na semana passada e duas vezes nessa, o caminhão de lixo quase pegou fogo, porque pessoas que fizeram churrasco, deixaram o carvão aceso dentro do cesto e o Gari recolheu sem perceber que estava aceso.
O fato causou o princípio de incêndio dentro do caminhão e assim que foi derrubada o lixo o fogo se alastrou, conta Marques.