Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Celebração de Corpus Christi em Juara: Momento de Fé e Comunhão para a População Local

Aconteceu em Juara, nesse dia 8, dia que os católicos celebram o Corpus Christi, com os eventos tradicionais de missas e procissão. Em todas as cidades do mundo acontece esse evento. (visite a galeria de fotos desse site)

Em Juara as celebrações aconteceram ao mesmo tempo no bairro Jardim América, Comunidade “Santa Terezinha” e também na sede Matriz da Igreja “São José” e na Praça dos Colonizadores. No distrito de Águas Claras, um padre também realizando celebrações.

A coordenadora da pastoral litúrgica da Paróquia “São José” Marli tardio, explicou que há mais de um mês os trabalhos de organização começou com uma reunião, com todas as lideranças da Comunidade, que são os coordenadores das Comunidades e pastorais, para definir sobre os tapetes artesanais onde a procissão passa.

Os símbolos eucarísticos são organizados e então começam a procurar os materiais como pó de serra, onde são preparados e aguardam para serem utilizados.

Um desenhista colaborou para desenhar as figuras, os coordenadores de catequese e também os catequizados participaram desta celebração, preparando cartazes e desenhos e o tapete. Além dessa organização, os próprios fiéis trouxeram de suas casas partes para compor o tapete, contou a coordenadora.

A confecção dos tapetes, aconteceu na noite do dia 7, na Praça dos Colonizadores, com a presença de muitos fiéis e por volta das 3 horas da madrugada, os trabalhos se intensificaram mas, apesar do esforço, ao amanhecer por volta das 07 horas, do dia 08, os enfeites ainda estavam sendo confeccionados.

O pároco Vagno Reato, em entrevista à rádio Tucunaré, disse que esse dia celebra um dos grandes mistérios da Fé, que Deus, criador de todo universo, e a segunda pessoa da Divina Trindade, que é Jesus Cristo, está à direita do Pai e se faz presente nas espécies do pão e do vinho consagrado que é a Eucaristia.

Essa celebração remonta de 1263, por ocasião de um dos Milagres eucarísticos. “Desde o início a igreja celebra a Eucaristia e essa celebração temos como principal motivo, publicar a Fé, com os tapetes ornamentados, a procissão e a ideia é professar publicamente a fé católica”, disse.

Para os católicos essa é uma festa indispensável, onde se  vive a Eucaristia, explicou o padre.

As orações são direcionadas em favor da união das pessoas pelo progresso delas, pelos jovens e o que se quer, é que a Benção de Deus alcance todas as pessoas, para que que se encaminhem para uma vida melhor”, disse.

Fonte: Rádio tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br