Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

Ciopaer auxilia moradora de Juara a realizar transplante de rim

Foto: Ciopaer/Sesp-MT Ciopaer auxilia moradora de Juara a realizar transplante de rim

Helena Rodrigues Saldanha, 31 anos, fazia hemodiálise há quatros anos e há cerca de um ano aguardava por um transplante de rim. No dia 1º de abril, por volta das 6h, a moradora de Juara recebe a notícia sobre a doação de um órgão compatível. No entanto, o maior desafio era chegar em São Paulo até às 18h daquele mesmo dia.

Segundo o marido da paciente, Rafael da Silva Soares, de 25 anos, a agilidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi essencial para garantir a realização do transplante renal.

“A Saúde Municipal de Juara nos comunicou logo cedo, mas tínhamos que estar até por volta das 18 horas em São Paulo. De Jauru fomos de ambulância até Cáceres e de lá seguimos viagem no avião do Ciopaer para São Paulo, onde chegamos por volta das 17 horas. Se não fosse o transporte aéreo feito pelo Ciopar não teria dado tempo de realizar a cirurgia”, contou Rafael.

O coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, destacou que, assim que o Ciopaer foi acionado, as equipes responsáveis iniciaram o planejamento da ação.
“De forma ágil e com grande rapidez, a tripulação decolou rumo à cidade de Cáceres, para buscar a paciente. As aeronaves nos permitem prestar esse atendimento à sociedade, com um transporte rápido de pacientes para outro município ou Estado, para um transplante ou outro cuidado médico necessário”, observou

Conforme o marido, após conseguirem chegar em São Paulo com o apoio do Ciopaer, o transplante foi realizado com sucesso.  Além disso, ele afirmou que Helena está se recuperando e ansiosa para ver a filha, de 10 anos.

“Foi uma grande vitória, pois minha esposa fazia hemodiálise três vezes por semana. Se não fosse o excelente trabalho da Secretaria de Saúde do Estado, do município de Juara e do Ciopaer, nós não teríamos conseguido. Agora ela vai poder ter uma vida normal”, comemorou

Fonte: Olhar direto/ Luana Ignacio

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br