Juara – Mato Grosso

29 de março de 2024 07:07

[dataehoranews]

Comunidade indígena Kawaiwete de Juara quer expandir agricultura na aldeia

Neste ano de 2021, visando fomentar ainda mais a economia, a comunidade indígena Kawaiwete, popular Aldeia Kaiabi vai investir na agricultura familiar.

Além da coleta da castanha do Brasil, popularmente conhecida por castanha do Pará, agora eles querem produzir mais alimentos para a sustentação e até mesmo para exportação, já que as terras são agricultáveis.

Segundo cacique da etnia, Dionísio Marayup, vários indígenas já mantém sua produção de banana, milho, melancia entre outros e vende aos consumidores de Juara, porém, a finalidade agora é ampliar ainda mais essa produção para que todos possam ter sua renda mais crescida.

Dionísio explica que esse tipo de produção é chamado de roça de toco, e uma produção dessa magnitude ajuda a fomentar o comercio local, então nada melhor do que aproveitar essa oportunidade de produzir, e frisou que os representantes já procuram a secretaria de agricultura de Juara para orientar no que for preciso e prestar apoio para que os índios possam produzir.

Para ele, basta um pouquinho de organização por parte da comunidade para que essa produção se torne realidade. Além da produção de banana, mandioca, melancia e milho, existe também a possibilidade de plantar o arroz que hoje se encontra em um bom patamar de preço, e isso seria a oportunidade de aumentar a renda da comunidade indígena Kawaiwete, vendendo no comercio local e até mesmo para outras localidades.

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br