Juara – Mato Grosso

28 de março de 2024 04:35

[dataehoranews]

Confira as indicações e trabalhos de alguns dos vereadores de Juara

Nessa segunda feira, 02 de Agosto, a reportagem da Rádio Tucunaré 89,3 FM, acompanhou a 19ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo Juarense e entrevistou vereadores que quiseram falar sobre seus trabalhos e indicações mais recentes. Confira:

Vereador defende modificação nos critérios de interdição de loteamentos

O vereador Wellington Martins (PSL) falou sobre os 4 loteamentos interditados no município, onde o executivo fez as notificações devidas e os loteadores não tomaram as providências necessárias. O vereador considera, que o município demorou muito tempo para tomar uma posição por que, a população que comprou os lotes e estão pagando os impostos estão com o loteamento interditados. O vereador na sua opinião, vai defender os compradores que já são donos dos terrenos. Ele considera, que os que tem o lote e pagaram suas taxas em dia, não merecem ser prejudicados pelo poder público, embora considere importante, que o município impeça a venda de novos lotes. Outro assunto do parlamentar é em relação ao início da ponte de concreto sobre a ponte do Rio dos Peixes sentido Distrito de Paranorte, onde a Empreiteira começou a limpeza para início das obras e ele acredita que vai ser um grande avanço para o município de Juara e para o trânsito de grãos e de mais produção agrícola.

—————————–

Comissão conclui averiguação de contratação de professores temporários

O presidente da Comissão especial de educação Vereador Luciano Olivetto (PL), explicou que a comissão teve como objetivo, estudar os atos públicos da Prefeitura de Juara em relação a contratação de professores temporários e que foram demitidos. Em relação aos contratos celebrados com professores temporários, vereador disse que a Prefeitura obedeceu os rigores da lei, mas há um decreto de lei dizendo que os contratos, ao seu final, seriam mantidos e ativos caso houvessem as vagas, e assim, o professores voltariam para sala de aula. Ocorre que, em janeiro e fevereiro foram os piores meses da pandemia e esses contratos temporários foram suspensos e os funcionários temporários ficaram sem salário bem como, pararam de trabalhar. Existe uma recomendação do TCE de Mato Grosso, para não suspender o trabalho desses professores no pior momento da pandemia. Em Juara eles foram dispensados, então o trabalho dessa comissão percebeu, algumas lacunas, que segundo o Vereador, o prefeito precisa corrigir. Ele acredita que isso vai melhorar o trabalho dando mais transparência e mais eficiência. Tudo que estivesse relacionado a trabalho que seja comunicado via ofício deixando as redes sociais de lado. Entre as recomendações, a comissão pede recontratação de 17 professores, que estão ainda vinculados ao município sendo preciso criar novas alternativas para resolver os problemas ao invés de demiti-los como aconteceu em Juara, explicou Luciano. Foi um relatório com mais de 500 páginas e o Poder Legislativo possui a Equipe técnica que auxilia as comissões, os 120 dias de prazo foram respeitados e portanto, o objetivo, que era verificar a questão das contratações desse professores terminou, onde concluíram que é preciso melhorar a gestão na questão das contratações dos trabalhadores da Educação e disse ainda, que faltou comunicação institucional e uma maior transparência, mas não houve nenhum ato de improbidade administrativa em relação aos contratos realizados, concluiu.

————————–

Lactantes vacinadas

A vereadora Sandy de Paula (PSL), manifestou sua indicação de número 005/2021, após o sancionamento da Lei 14.190 de 2021, quem institui a inclusão de gestantes, como ou sem comorbidades, independentemente da idade da criança no quadro de grupos prioritários na campanha de vacinação contra covid-19. Algumas ficaram de Fora e essa lei veio para sanar esse problema, explicou. O que a vereadora quer através dessa indicação é que todas as lactantes independente da idade da criança que está sendo amamentada, vacinada contra covid-19.

—————————

Requerimento aprovado

O vereador Marquito (PL) se manifestou dizendo que há 5 meses enviou um ofício a Prefeitura solicitando todos relatórios de horas/máquinas da Prefeitura Municipal, de forma semanal ou mensal e como não obteve resposta, se viu obrigado a fazer um requerimento, que é uma forma de pressionar, para obter a resposta. O vereador disse, que não tem nada contra nenhuma empresa, mas sua função é fiscalizar e como existe uma frota muito grande no poder público, com maquinas avariadas, ele informou que soube, de forma extraoficial, que as maquinas contatadas já realizaram mais de 800 mil horas/máquinas. Segundo ele, a prefeitura tem maquinário parado a ser arrumado, desde o final do ano, sabendo-se que o município tem uma demanda grande das estradas rurais para serem arrumadas. O temor do parlamentar é que comecem as chuvas e também dificulte ainda mais a manutenção delas. O vereador ainda se referiu a algumas Pontes quebradas que impedem a passagem de máquinas para arrumar as estradas e a passagem de caminhões e ele se preocupa com os produtores. Ele sugeriu que o prefeito crie mais uma equipe de Pontes.

—————

Voltas as aulas presenciais comas segurança

A vereadora Marta Dalpiaz (REPUBLICANOS) declarou a reportagem da Rádio Tucunaré, que o município de Juara vai seguir as mesmas normativas do Estado no retorno às aulas presenciais, pois existe uma cooperação no transporte escolar, onde as linhas são as mesmas e por isso, o município seguirá as mesmas regras. Os professores receberão orientações e na quarta e quinta-feira, os alunos da zona rural receberão orientações e serão divididos em dois grupos, os ônibus escolares não podem estar lotados, ou seja trafegar apenas com a metade da capacidade. Ela acredita que o grupo A e o grupo B estarão alternando na semanas e assim sim, a vereadora Marta propõe aos pais que procurem na escola junto a direção, as informações e conhecerem como tudo vai acontecer. Ela lembrou que existem várias situações, onde por exemplo, alunos tenham algum tipo de comorbidade e por isso, é importante que os pais buscarem informações junto à instituição escolar, orientou.

A parlamentar espera que esse tempo perdido seja recuperado até o final do ano e que tudo volte à normalidade.

—————–

Viagens em busca de recursos para Juara

A Vereadora Mônica Costa (Republicanos) informou, que sua viagem à Cuiabá teve como pauta, conversar com o presidente da INTERMAT sobre a situação das COHABS e bairros de Juara, que precisam ser regularizados. O primeiro passo como resultado dessa reunião, que contará com empenho do prefeito, vice-prefeito, setor de Engenharia e vereadores, é realizar um levantamento junto a população, através de um chamamento e depois, quando os trabalhos forem fluindo avançar para outros bairros. Em conversa com o secretário na SINFRA do Estado, a ponte do Rio Apiacás também foi incluída no pacote de obras do Estado e em breve esse projeto estará pronto, informou. A ponte sobre o Rio dos Peixes sentido itapiúna, também foi pleiteada e o secretário garantiu que fará essa licitação. A parlamentar entende, que antes, precisa ser feito um levantamento dos custos para informar o projeto de maneira correta. Em viagem à Sinop a parlamentar explicou que teve como objetivo, solicitar a pavimentação do bairro Porto Seguro e o deputado Federal Juarez Costa foi mais uma vez cobrado para interceder junto ao estado e celebrar esse convênio, mas o deputado tranquilizou todos dizendo que convênio deve ser assinado em breve. Mônica Costa alertou sobre a novidade a e disse que está bastante animada com assinatura desse convênio que deve acontecer em breve.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br