Juara – Mato Grosso

24 de abril de 2024 05:01

[dataehoranews]

Confira as últimas ações dos Vereadores de Juara

Na segunda-feira, 09 de agosto aconteceu a 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Juara e a reportagem da Rádio Tucunaré, entrevistou os vereadores para informar a população sobre suas ações mais imediatas.

Câmara aprova aquisição e mais um veículo para transporte escolar em Juara declara Vereador Leo Boy

O presidente da Câmara de Vereadores Vereador Léo Boy (PL)avaliou a 20° Sessão como proveitosa, muito tranquila, sem nenhuma ocorrência e dentro do Regimento Interno, onde várias propostas dos vereadores foram ouvidas no pequeno expediente. Na ordem do dia, houve apreciação e votação por parte do Plenário, onde o Projeto de lei, foi aprovado em regime de urgência, com dispensa de pareceres das comissões, para aquisição de um micro-ônibus fruto de uma Emenda parlamentar de 280 mil reais e mais uma contrapartida de 90 mil reais do município para atender o transporte escolar do município de Juara.

Houve ainda a aprovação do requerimento 034/2021 da Comissão de Acompanhamento do COVID-19, formada por três vereadores, que pediu prorrogação de prazo para mais 90 dias, afim de concluírem os trabalhos. Um demonstrativo detalhado sobre todos os gastos referentes à pandemia será apresentado a população ao final e conclusão dessa análise.

Presidente Léo Boy lembrou ainda, que a população pode participar dos trabalhos da Casa de Leis através das redes sociais e acompanhar o resumo da Sessões ordinárias nas terças-feiras da Rádio Tucunaré 89,3 FM às 20 horas.

———————-

Vereador Eduardo do Box informa sobre os lotes em loteamentos interditados

O vereador Eduardo do Box (SD), falando sobre os loteamentos interditados, disse que após conversa com o procurador do município Dr Fábio Alves, disse que todos os proprietários de lotes que tiverem escrituras lavradas e o registro de seus lotes nos loteamentos que estão interditados, podem requerer o Alvará de construção na Prefeitura, porém aqueles que ainda não possuem, deverão aguardar análise da comissão, até que os loteadores comprovem as suas obrigações, para que depois, esses donos de lotes possam também ser liberados a construir. As pessoas que tiverem com os documentos com registro escritura em ordem não tem com que se preocupar, destacou. O vereador Acredita que em breve os loteadores devem cumprir com as suas obrigações.

—————

Vereador Marquito  atua na restauração de Estradas e pontes e Distritos

O vereador Marquito (PL) esteve acompanhado do Senhor Leônidas na região do “Barro Vermelho”, para conferir sobre o patrolamento recente e também a Estrada desse produtor, porque ficou sem assistência e é uma estrada que dá acesso a várias outras propriedades. Ao comunicar o prefeito, o mesmo providenciou a organização para que o serviço seja realizado. A Estrada da Pedreira também recebeu a visita do vereador, que acompanha os trabalhos de restauração da secretaria de estradas. Vereador também acompanhou a estrada Cristina e elogiou o trabalho da secretaria com reabertura e cascalhamento. Em relação a aldeia Rikbaktsa o vereador informou, que está buscando recursos para diminuir a distância, para que essa Aldeia tenha acesso a zona urbana de Juara. Ele esteve em Cuiabá e novamente protocolou o pedido de mais um cartório de registro para Juara. Outras cobranças tem sido feitas pelo vereador em relação as estradas e pontes e ele Aguarda a secretaria de transporte realizar o estudo, para atender a linha Pedro Damião. Após conversar com o secretário Salvador, obteve a resposta, que o distrito de Águas Claras receberá uma equipe para cascalhar e patrolar e também efetuar limpeza de terrenos baldios até o final de agosto. Alguns moradores já doaram cascalhos, informou.

————–

Vereadora Monica Costa quer atendimento de Hemodiálise aos pacientes de Juara

A vereadora Mônica Costa (Republicanos) disse que vem desde o início do ano com várias demandas de reparos em estradas e pontes dentro da cidade em relação a pavimentação e na última sessão ela agradeceu a atuação dos secretários Salvador Pizzolio e Fred pelo trabalho que vem desempenhando e atendendo na medida do possível, aos inúmeros ofícios indicações que vêm fazendo para as secretarias e que aos poucos, isso vem acontecendo. A vereadora esteve recentemente em Juína a convite da vereadora Sandy, para verificar a questão do serviço de hemodiálise e ambas vereadoras devem somar forças em busca do serviço para os pacientes de Juara que precisam do serviço. A vereadora conheceu algumas aldeias indígenas e notou que os Poços de Água estão deficitários e ela se colocou à disposição, para buscar recursos afim de melhorar essa situação para os indígenas.

—————–

Vereadora Sandy de Paula fala sobre projeto que valorizara mulheres empreendedoras

A vereadora Sandy (PSL) falou sobre projeto de lei, que institui a Semana Municipal de Empreendedorismo no município de Juara, que deu entrada nesse dia 09. O projeto 0020/2001 de autoria da comissão de defesa dos direitos das mulheres que tem como membros: Vereadora Sandy vereadora Marta Dalpiaz e vereadora Mônica Costa. Esse projeto visa estimular, que mulheres empreendam em Juara e também pretende valorizar as mulheres empreendedoras. Se o projeto for aprovado, a Semana de 19 de novembro será instituída como a data para comemorar e deverá ocorrer vários eventos, tais como feiras, palestras e outros.

——————–

Vereador Luciano Olivetto visitou unidades de saúde, elogiou o serviços, ouviu servidores e proporá mais melhorias

O vereador Luciano Olivetto (PL) visitou as unidades básicas de saúde, juntamente com os Vereadores Mônica Costa e Zé Galvão.  As visitas em quatro unidades básicas de saúde, ocorreram com intuito de verificar o atendimento que está sendo oferecido a população e também ouvir as necessidades, informadas pelos servidores. No Jardim Califórnia verificaram que os atendimentos médicas são de 300 a 400 ao mês, além de entrega de medicamentos e outros procedimentos. Ele elogiou a unidade, que tem muita higiene e bom atendimento. Alguns ajustes foram sugeridos e repassados a secretaria de saúde. Em outra unidade do bairro Santa Cruz também, encontrou o médico trabalhando durante 40 horas, com atendimentos de 380/400 e elogiou a unidade considerando ponto positivo para gestão de Carlos Sirena. Os Vereadores sugeriram a contratação de um dentista para aquela unidade e melhoria com mais ar condicionados e pintura. A unidade do PSF do Jardim América e Porto Seguro funcionam juntas, mas são duas na verdade isso tem gerado alguma aglomeração e os vereadores então, destacaram os esforços das atendentes e servidores que realizam as triagens. As equipes multidisciplinares estavam muito preocupadas em oferecer um bom atendimento. O Vereador revelou que o prefeito já sabe que as duas unidades não podem trabalhar juntas no mesmo local e assim, ele considera que a prefeitura pode alugar um prédio e fazer a separação dessas duas unidades. O vereador reconheceu o trabalho dos postos de saúde que funcionam juntos, que não tem medido esforços para atender bem a população com atendimento humanizado. O vereador Luciano notou que a população está elogiando os serviços oferecidos pelos médicos, agentes e técnicos de enfermagem. Luciano parabeniza o trabalho da secretária de saúde e demais servidores pelo serviços desempenhados, mas os ajustes sempre precisam ser feitos e melhorias das cadeiras odontológicas.

Os três vereadores que visitaram disponibilizaram 40 mil reais em emendas, que serão disponibilizadas a partir de Janeiro/2022, para aquisição de duas modernas cadeiras odontológicas. Ao encerrar, Luciano Olivetto lembrou que o diálogo é muito fundamental e essas visitas são importantes para apontar as melhorias para a população.

—————-

Vereador Wellington Martins foi nomeado conselheiro do CONSG e fala sobre trabalhos

Dois vereadores foram indicados para acompanhar os trabalhos do Conselho de Segurança Pública e o vereador Wellington é um deles. O vereador Wellington Martins (PSL) disse que l e a vereadora Marta foram apontados e estão compondo o conselho. Ele considerou muito interessante o trabalho do Conselho e a parceria feita com Ministério Público e o trabalho desenvolvido na delegacia de polícia melhorou o atendimento na delegacia e considerou muito proveitoso pronto toda parceria feito é bem-vinda disse. Sobre a parceria com a POLITEC, órgão para realizar os maquinários que poderiam estar sendo usados porém sem a perícia ficam inutilizadas e por isso, citar a presença da POLITEC para auxiliar ao município.

——————-

Vereadora Marta lamenta paralisação de obra de escola por falta de repasses Federais e disse que vai intervir

A vereadora Marta Dalpiaz (Republicanos) destacou que as obras da Escola na fazenda Monte Azul estavam paralisadas e  foram retomadas pelo prefeito Carlos Sirena, mais a empresa que ganhou a licitação, paralisou a obra, porque o Governo Federal não faz os repasses, para que a prefeitura faça os pagamentos e por isso a empresa desistiu. Marta lamenta, porque é uma obra importante, pois trata-se de uma escola grande, cujo projeto atende a todas as crianças e adolescentes da localidade, no entanto, mais uma vez a obra foi paralisada. A vereadora Marta continuará insistindo junto aos deputados federais do Estado para cobrar os repasses federais que ainda faltam. Sobre a intervenção dos loteamentos, a vereadora Marta Dalpiaz explicou, que o setor jurídico tomou uma decisão importante liberando o alvará de construção, para os proprietários de terrenos que tenham escritura pública e Registro. Isso facilitou para quem já cumpriu com as obrigações legais. Sobre a voltas aulas presenciais, a vereadora Marta disse, que estava há um ano e meio fora da sala de aula e convoca os alunos para retornem as aulas porque as escolas estão cumprindo com todos os protocolos de higiene e estão preparadas para receber os alunos com segurança.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br