Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 20 de Fevereiro de 2024

Confira como será a visão do eclipse solar anular do dia 14/10 em Juara

O pessoal de Juara e de todo o Vale do Arinos tem um espetáculo astronômico para aguardar no dia 14 de outubro de 2023! É o eclipse solar anular, um fenômeno onde a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, fazendo com que nosso astro rei fique parecendo um belo anel de luz. Esse fenômeno acontece porque o diâmetro aparente da Lua é um pouco menor que o do Sol.

Agora, uma curiosidade: mesmo que pareça algo novo, o último eclipse deste tipo ocorreu em 2021. Porém, no Brasil não foi possível ver por conta da nossa posição na Terra naquele momento. Dessa vez, temos mais sorte! A partir das 15h50 (horário de Brasília), todos poderão acompanhar o espetáculo, e se você é da turma que gosta de detalhes, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo no YouTube, começando às 11h30.

Em Juara, haverá uma visão parcial do eclipse. Segundo apurou a reportagem da rádio Tucunaré, o início será às 14:01h, com o ponto alto às 15:33h. A visibilidade para os juarenses, será de 76%. Mas fica a dica: se o tempo estiver nublado, a visão pode será comprometida.

Im alerta importante! Por mais que a curiosidade seja grande, nunca olhe diretamente para o eclipse. A luz solar é muito potente e pode prejudicar os olhos, até mesmo causar cegueira. Portanto, curta o momento, mas sempre com segurança. Se quiser saber mais sobre o eclipse, duração e como assistir com segurança, fique ligado. E lembre-se, os eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol.

Fonte: Radio tucunaré e Acesse Noticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br