Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

CRAS de Juara alerta beneficiários para atualização cadastral do Cadastro Único para evitar bloqueio. Entenda

Foto Rádio Tucunaré

Na Tarde do dia 10, às 15 horas, aconteceu a Live com a Coordenadora do cadastro único do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vilma Santoro, cujo tema tratado foi sobre o Cadastro Único e a importância de os beneficiários façam o constante atualização dos dados e informações fornecidas.

O Cadastro Único é um programa para os programas sociais do Governo Federal, com informações coletadas nos municípios, cujo formulário é preenchido nas visitas ou pelo sistema eletrônico e o governo identifica famílias de baixa renda, e dependendo da renda familiar, elas podem ou não ser inseridas em algum programa.

As políticas sociais do estado se utilizam das informações do Cadastro Único como o cartão Ser, por exemplo, e o Governo Municipal também pode-se utilizar no caso de políticas de saneamento básico ou Habitacional, citou Vilma como exemplos.

A grande preocupação do CRAS em Juara é que muitas famílias de Juara, devido ao período da pandemia em que a obrigatoriedade de manter a atualização cadastral foi suspensa pelo governo, precisam voltar a atualizar se faz necessário, que os cadastrados compareçam no CRAS para atualizar endereços e outras informações para não perderem o benefício.

Para contatos com o CRAS de Juara é através do telefone (66) 3556-1910 que é fixo para atende telefones e também o whatsapp, explica Vilma.

Vilma explica que para pessoa conseguir se manter recebendo esse auxílio, a informação das crianças em relação à saúde sobre a vacinação em dia e pesagem e na área de educação, a frequência escolar são fundamentais para que a família continua recebendo os benefícios. Vilma alertou ainda que o governo federal faz cruzamento das informações e se caso alguma informação não bater com aquelas que estão no cadastro do beneficiário o benefício é suspenso por um prazo até que a pessoa compareça para atualizar as informações e se não comparecer poderá ficar excluída do benefício.

O Governo trabalha com 11 bancos de dados através do CPF do beneficiário com cruzamento de informações e o programa Auxílio Brasil, quando é concedido, o beneficiário passa a ter um compromisso com o Governo Federal de manter seus dados e cumprir com as obrigações.

Existem famílias prioritárias nesse momento, pois o governo divide em grupos e nesse momento, o Grupo 5 teve os benefícios bloqueados.

Vilma alerta, que as pessoas mesmo fazendo a informação ou exista a informação e o governo perceba que existe algo mal explicado, esse beneficiário fica arriscado a perde-lo.

Existem inúmeros fatores e problemas na sociedade como separações familiares, mudanças de endereço de domicilio ou para outra cidade ou estado, óbitos ou nascimentos e por isso, todas as informações precisam ser atualizadas constantemente para evitar a perda do benefício.

A coordenadora lembrou ainda que em caso de bloqueio total é muito difícil reconquistar o benefício e que essa operação demora cerca de seis meses, por isso o certo é evitar o corte.

Em Juara a pesagem do Auxílio Brasil acontecerá nos dias 22 ao 27 de outubro e todos devem levar o NIS (informação da escola) dos filhos nos seguintes locais:

ESF Jardim América em Porto Seguro – das 07 às 13 horas no dia 22

Nos dias 24, 25, 26 e 27 de Outubro – das 07 às 13 horas

ESF Paranaguá

ESF Califórnia

ESF Alvorada santa Cruz

PSF Rural -até às 16 horas

PSF Paranorte

PSF Centro de Saúde

PSF Catuaí

PSF Jaú

Ao encerrar Vilma convocou com urgência três pessoas para que compareçam no CRAS para evitar a perda do benefício: Edileuza Maria de Souza, Franciele de Fatima de Proença e Aparecido Ribeiro dos Santos

Veja a live na integra com essa e outras informações

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br