Há vários anos 90% dos equipamentos de máscara facial são fabricados na China, e são embalados e importados pelas empresas brasileiras.
Contudo, nos últimos meses desde ano de 2020, surgiram-se boatos de que as mascaras faciais estariam vindos da China contaminadas com vírus do Covid 19 ‘projetor do Coronavírus’, e por isso, os Estados Unidos teria tido a maior contenção da história do Covid 19.
O médico, Dr. Ricardo Leandro, diretor clínico do Hospital e Maternidades São Lucas de Juara explicou que esses boatos são verdadeiros mitos, ou seja, notícias falsas, fake News.
Não existe nenhuma comprovação cientifica em relação a isso, e no ponto de vista medica, é algo muito difícil de ocorrer, porque vírus é um tipo de organismo que não tem célula própria e necessita de uma célula hospedeira, isto é, precisa estar no corpo do ser humano ou animal para sobreviver.
Fora isso, o vírus não sobrevive por muito tempo, ou seja, ele permanece no máximo dois dias vivo, o que mostra cientificamente que o Covid 19 não vingaria saindo da China até chegar ao Brasil em máscara ou em algum produto ou qualquer outro material.
O álcool em gel, água, sabão e detergente são fundamentais para matar os vírus em especial, o Covid 19 transmissor do Coronavírus, conforme explicou o Dr. Ricardo Leandro.
A fiscalização sanitária é muito rígida o ano todo e principalmente com esse período, ai ganha mais rigor a fiscalização. Em casa, as roupas e calçados devem ser higienizados com agua, sabão em pó, alvejantes e os produtos usados para limpeza da roupa.
Ouça na íntegra a entrevista do Dr. Ricardo Leandro: