Juara – Mato Grosso

29 de março de 2024 03:38

[dataehoranews]

Diretoria da Energisa recebe vereadores de Juara e firmam compromissos para melhorias no fornecimento da Energia Urbana e Rural

Os vereadores de Juara Marta Dalpiaz, Mônica Costa, Sandy Paula, Eraldo Markito, Luciano Olivetto e Zé Galvão, estiveram na tarde desta segunda-feira (23.08) em reunião intermediada pela deputada estadual Janaína Riva com a DIRETORIA da ENERGISA representada por  Maria Luisa Xavier e Santos (Gestora De Grandes Clientes e Poder Público na Energisa Mato Grosso) e Murilo Marigo (Gerente Departamento Serviços Comerciais),  em Cuiabá para tratar dos problemas com as quedas e oscilações de energia que tem gerado prejuízos a hospitais, indústrias, empresas e a população de Juara.

 

A justificativa dada pela ENERGISA através do sr. Murilo Marigo (Gerente Departamento Serviços Comerciais) é que nos últimos 20 dias houve instabilidade na transmissão de energia  devido a uma manutenção na central de distribuição que atende a cidade de Juara e que foi concluída, dessa forma precisou reduzir a quantidade de energia oferecida em determinados momentos do dia, informou ainda que o problema foi corrigido e que novas instabilidades devem ser comunicadas pelo 0800 64 64 196, urgente pela população.

 

Ressaltou também que as queimadas em áreas rurais tem gerados grandes prejuízos as linhas de transmissão, uma vez que nos últimos 30 dias, regiões do estado de Mato Grosso, entre elas Juara, ficaram algumas horas sem energia provocadas pelo fogo nos postes de transmissão e também nas redes de alta tensão, gerando enormes prejuízos a toda sociedade.

 

De acordo com a vereadora Sandy de Paula “as constantes falhas e oscilações no fornecimento de energia elétrica em nosso município, demanda essa, apresentada por vários comerciantes locais que estão tendo prejuízos em decorrência do problema, solicitamos da Energisa que corrija suas falhas e ofereça um serviço de qualidade”.

 

O vereador Zé Galvão relatou que a instabilidade na energia elétrica tem travado indústrias madeireiras em Juara que precisam parar a linha de produção para evitar maiores prejuízos devido a oscilação elétrica.

 

A diretoria da Energisa firmou compromisso com os vereadores presentes para limpeza das árvores e também a construção de calçada na Usina de Transmissão em Juara que fica nas proximidades do Lago do Geraldão, uma vez que os pedestres tem que adentrar a avenida e competir com caminhões, carros, motos e implementos agrícolas devido às péssimas condições da lateral da rua que deveria ser uma calçada. Cobrança essa que vem sendo feito reiteradamente pelos vereadores Eraldo Markito e Sandy de Paula.

 

A vereadora Sandy ressaltou que o “calçamento ao redor da subestação da Energisa em Juara, pois os pedestres exigem condições de ir e vir nos passeios públicos do município e a empresa não está colaborando para isso”.

 

A diretoria da Energisa firmou compromisso a disponibilizar a pedido da Vereadora Marta Dalpiaz relatórios detalhados sobre a arrecadação da Contribuição de iluminação pública (CIP), uma vez que anualmente têm sido cobradas dívidas extras do município sem os devidos detalhamentos dos serviços.

 

Os vereadores de Juara relataram sobre a dificuldade na instalação e fornecimento de novas redes de energia elétrica em áreas rurais, entre elas a região do Barbosinha, Assentamentos, Água Boa e imediações do Rio Arinos, a diretoria da Energisa disse que está seguindo a resolução federal da ANEEL que burocratiza o processo, entretanto os vereadores se comprometeram em realizar um levantamento dessas localidades e apresentarão a diretoria da ENERGISA para uma análise mais específica, com o objetivo de garantir aos pequenos assentados e moradores de áreas rurais, o acesso a dignidade proporcionada pela energia elétrica e lamentam o término do Programa Federal Luz para Todos.

 

Para a vereadora Mônica Costa “a energia elétrica em sítios e chácaras é um direito básico e fundamental e precisa ser assegurado a todo povo Juarense, por isso vamos continuar lutando para que nossa população seja atendida”.

 

Janaína Riva, deputada estadual e 1a secretária da Assembléia Legislativa, disse que reuniões produtivas como essa alinham e melhoram a qualidade dos serviços prestados à população.

 

Os vereadores de Juara agradecem a deputada Janaína Riva pela agenda com a Diretoria da Energisa, uma vez que diversas necessidades da população serão prontamente atendidas e as melhorias beneficiarão a população de Juara.

 

De acordo com a vereadora Marta Dalpiaz a reunião foi esclarecedora, já que não temos um contato direto em Juara,  e as dúvidas da população a respeito dos problemas de rede e serviços quase nunca tem respostas rápidas da Energisa.

 

O vereador Luciano Olivetto reitera que “quando os interesses da população são colocados em primeiro lugar e a fiscalização é exercida de acordo com os princípios legais, os serviços públicos melhoram gradativamente. Podemos não resolver todos os problemas de uma vez, mas aos poucos as soluções vão acontecendo, pois as respostas precisam ser rápidas para a população”.

 

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br