Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024

Empaer de Juara incentiva produtores de leite com Inseminação artificial em tempo fixo

Foto: Assessoria de comunicação Seaf/MT

Em Juara, produtores de leite investem em melhoramento genético para aumentar produção, por meio de Inseminação artificial em tempo fixo que estão sendo levadas a esses produtores, através das orientações e acompanhamento da Empaer.

Segundo Alzamir de Oliveira Bezerra, médico veterinário da Empaer que está acompanhando os produtores da bacia leiteira, em Juara existem aproximadamente 600 produtores de leite, mas no entanto, devido a distância (extensão territorial) do município, nem todos são atendidos pela Empaer na propriedade, apenas 100 produtores estão sendo atendidos inicialmente.

Os produtores atendidos recebem as doses de Sêmem e os hormônios tudo de forma gratuita, e para isso, o produtor precisa ter um local adequado para que possa ser feito os procedimentos de inseminação, onde as ações se concentram nas propriedades e são consideradas novas tecnologias reprodutivas.

Os atendimentos são feitos por demandas, e algumas propriedades atendidas foram os assentamentos Japuranã e Vale do Arinos, e posteriormente serão as propriedades na região de Águas Claras até o distrito de Paranorte, conforme ressaltou Alzamir de Oliveira.

Ele informou que os produtores de leite já visitados ficaram muito satisfeitos, uma vez que esse mecanismo vai aumentar a produtividade do rebanho leiteiro, bem como sua qualidade.

Durante o período chuvoso, a produção de leite é bem maior, já na época da seca, a produção diminuiu, por isso, os produtores devem ficar atentos e preparar a silagem de capiaçu e de milho para fornecer como alimento ao rebanho leiteiro.

Os produtores interessados em adquirir mais informações sobre como são os procedimentos da Inseminação artificial em tempo fixo e a preparação de silagem devem procurar a Empaer para obter informações.

 

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br