Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Escolas de Juara terão Campanha “Agosto Verde” para promover conscientização contra o cyberbullying.

A partir deste ano, o mês de agosto terá um novo significado em Juara, com a instituição da Campanha Agosto Verde de Conscientização da Segurança Digital nas escolas municipais.

A reportagem da Rádio tucunaré contatou, que essa medida se deve a  aprovação da Lei Municipal nº 3.109, de 10 de julho de 2023. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da segurança digital e combater o cyberbullying, tendo como tema “Exclua essa ideia”. A campanha será realizada periodicamente nesse período, e seu propósito é diminuir os índices desse tipo de violência virtual.

A Campanha Agosto Verde de Conscientização acerca de Segurança Digital tem uma série de objetivos bem definidos. Entre eles, destacam-se:

Promover um exame minucioso, realizado pelos estudantes, do impacto da tecnologia nas atividades cotidianas;

Estimular o conceito de cibercidadania, desenvolvendo a criticidade dos estudantes no trato das relações sociais nos ambientes digitais;

Conscientizar sobre os riscos presentes na internet, como o abuso sexual virtual, o cyberbullying, os vazamentos de dados pessoais, a ação de cibercriminosos e outras ameaças;

Alertar para os riscos à saúde física e psicológica decorrentes do mau uso das tecnologias digitais, como o cibridismo, a nomofobia e a Lição por Esforço Repetitivo (LER);

Educar sobre os cuidados necessários com equipamentos eletrônicos e programas de computadores, evitando a perda de dados sensíveis e o acesso não autorizado a informações pessoais.

Para cumprir esses propósitos, a Campanha busca a interdisciplinaridade, transversalidade e contextualização nas aulas ministradas nas escolas, de forma a promover a discussão dos temas recomendados e atender aos objetivos definidos pela Lei.

As atividades interativas para a Campanha “Delete essa ideia” incluem a iluminação de prédios públicos com luzes na cor verde, palestras, eventos educativos, reuniões com os pais dos estudantes para que possam participar ativamente da conscientização junto aos filhos, campanhas de mídia com banners, folders e materiais ilustrativos sobre o uso saudável das redes sociais e o combate ao cyberbullying, entre outras ações úteis para alcançar os objetivos da iniciativa.

A conscientização sobre a segurança digital é um tema de extrema importância na sociedade atual, especialmente para os jovens que estão cada vez mais conectados à internet. Com a Campanha Agosto Verde, a Prefeitura de Juara, em parceria com as escolas municipais, busca criar uma consciência coletiva sobre os riscos da internet e promover um ambiente virtual mais seguro e respeitoso para todos. A participação da comunidade e os envolvimentos de pais, alunos e alunos são fundamentais para o sucesso da campanha e para a construção de um futuro digital mais responsável e solidário.

Fonte: Rádio Tucunaré e acesse notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br