Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Estação das chuvas termina com benefício a lavoureiros e pecuaristas de Juara. Confira aferição pluviométrica

Mês de Abril de 2023 choveu mais que em 10 anos em Juara. Acumulado ficou na média e alagamentos aconteceram devido saturação dos lençóis freáticos.

Com o término da Estação das chuvas, a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, procurou o Eng. agrônomo da EMPAER de Juara Igor que acompanha o registro do volume de chuvas no município de Juara.

Igor explica, que durante as chuvas, dessa última estação houve, no contexto geral, uma boa distribuição das chuvas.

No início da estação chuvosa, setembro, outubro e novembro observaram acumulados mensais de 30 mm, e que estão bem abaixo, mas devido ser o início da Estação das chuvas, considerou.

Em outubro choveu 206 mm, com regularidade e no mês de novembro, aconteceram 15 dias de seca, fato que atrapalhou os agricultores.

Na segunda quinzena de novembro, as chuvas foram retomadas com 171 mm e, considerando apenas o mês, em relação ao que se considera normal na região, ficou baixo, mas no mês de dezembro, o acumulado ficou próximo dos índices considerados normais de 377 mm, explicou.

O mês de Janeiro também se manteve regular com chuvas estável, sendo apontado o volume de 340 milímetros.

Fevereiro também teve chuvas regulares, com 283 mm de chuvas bem distribuídas, durante todos os dias.

Março choveu bastante, com 344 mm de chuvas.

O Engenheiro destacou que, considerando a situação do solo, recebendo tanta água, a partir de março foi observado uma grande saturação de água no solo, o que eleva bastante, os níveis do lençol freático e assim, começaram os iniciar os problemas com alagamentos, que são observados no dia a dia problemas por conta dessa quantidade chuva, explicou Igor.

Com a finalização da Estação das chuvas, o mês de abril choveu 244 mm, considerado um valor expressivo, tendo sido bem distribuído durante todo mês.

O Engenheiro Igor considerou que as chuvas ocorreram de forma bem distribuída, durante todos os meses.

O acumulado de todos os meses chuvosos até o presente momento é de 2031 mm Este número está dentro da Média que varia entre 18 00 e 2300 mm.

Igor lembrou, que esta aferição se refere às chuvas dentro da zona urbana, mas se fosse aferir o município, que é muito grande, pode acontecer uma variação nos resultados finais, para mais ou para menos, dependendo do local, explicou.

Com esse volume de chuvas, o engenheiro considera que o mês de abril foi o mais chuvoso dos últimos 10 anos. O benefício para os pecuaristas é que as pastagens se mantém por mais tempo e para os agricultores, fizeram a semeadura da soja com algum atraso, e portanto, o plantio do milho também ficou atrasado e por isso, está favorecendo a produção do milho, que foi plantado mais tardiamente.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br