A Doma Racional é uma técnica para ensinar os animais através da conversa, sem judiar com pancadas. A fazenda Bama em Juara contratou um profissional para ministrar esse tipo de curso aos empregados, que lidam com os animais.
Noel dos Santos é domador, adestrador de equinos e muares em Juara e usa a técnica da Doma racional.
Essa é a técnica ideal que não judia dos animais e vai ajudando o animal a obedecer aos poucos, explica para a reportagem a Rádio Tucunaré. “Meu trabalho é ensinar e não bater, o animal vai aprender confiando na gente”, disse.
Mula ou cavalo, a idade ideal para a doma é de 2 anos, orienta, conta ele.
Nesse momento ele está ministrando um curso orientando os alunos, que o animal é o seu parceiro de trabalho e por isso não pode judiar.
A doma é para animal chucro e o treinamento de rédea educa tanto a pessoa quanto o animal.
O especialista defendeu os muares e revela que é um preconceito falar que os burros não aprendem, pois considera que os burros são mais inteligentes que os cavalos, pois na lida tendem a se defender muito rápido. Quando você puxa ele para um lado ele vai para o outro e com técnica você Ensina ele a obedecer a sua vontade.
Um outro aprendizado que ele ensina é a pessoa chamar o animal e ele vir até ela para a pessoa montar e as pessoas ficam surpresas de perceber como o animal atende aos pedidos.
Para ser um bom treinador Noel explica que precisa ser muito paciente, muita dedicação e praticar pelo menos 40 minutos por dia.
Como profissional Noel tem 35 anos e sua vida inteira foi trabalhar com cavalos e burros. Várias técnicas que aprendeu e que hoje ensina, aprendeu no exterior.