Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024

Guardiões da Biodiversidade: Alunos da Escola Daury Riva Promovem Projeto de Mudas Nativas

Cultivando Esperança: Alunos da Escola Daury Riva se dedicam a um projeto inspirador de viveiro de mudas nativas. Junte-se a eles nessa jornada para promover a biodiversidade e o amor pela natureza!

Com o objetivo de construir, de modo participativo, um viveiro de mudas arbóreas nativas da região na Escola de Tempo Integral Daury Riva, visando promover de uma forma prática o aprendizado de ecologia, botânica, língua inglesa, língua portuguesa e educação ambiental e objetivando a produção de mudas para reflorestamento de áreas degradadas do município, será desenvolvido o projeto “Plantando sementes, cultivando ideias”.

O projeto será desenvolvido pelo professor Aparecido na Disciplina Eletiva com alunos de oitavo e nono anos. Até o momento já foram coletadas sementes de ipê (amarelo, rosa, roxo e branco) e olho de cabra para iniciar o plantio e as atividades do projeto. Além de formação em língua inglesa e portuguesa, o professor regente do projeto, possui especialização nas áreas de agronomia e botânica o que possibilitará enriquecer o aprendizado durante a prática.

O projeto “Plantando sementes, cultivando ideias” consiste em desenvolver um viveiro de mudas nativas para reflorestamento de áreas degradadas no município, este será um laboratório de experiências para os alunos conhecerem de forma teórica e prática todo o processo de germinação da semente, crescimento da muda, comercialização e plantio.

O viveiro de mudas inserido no ambiente escolar será um laboratório vivo que possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo. Além dos conhecimentos de ciências da natureza, os alunos desenvolverão atividades de leitura, interpretação e produção de texto, em língua portuguesa e estrangeira, para desenvolvimento de uma página na internet que divulgará as atividades desenvolvidas durante o projeto.

Para finalizar, resta uma pergunta: Como a comunidade juarense pode contribuir com o desenvolvimento desse projeto? “A comunidade pode colaborar doando sementes de plantas nativas, copaíba, sucupira, cerejeira, mogno, amescla aroeira, timbori, cajueiro nativo ou palmeiras nativas como açaí e patauá, caso possua em suas propriedades e tenha facilidade em recolher esse tipo de semente. Nós não temos possibilidade de sair com os alunos do ambiente escolar para recolher esse tipo de semente, então contamos com a colaboração de pessoas que possam auxiliar-nos e enriquecer ainda mais essa atividade e produção, que será de muita utilidade para nosso município. As doações podem ser entregues aqui mesmo na portaria da escola”. Explica o professor Aparecido.

 

Fonte: Radio tucunaré e Acesse Noticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br