Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024

Igreja Católica está de luto pelo falecimento do bispo Dom Gentil um dos líderes da Igreja em Mato Grosso

Foto: CNBB

Faleceu, esta noite, aos 82 anos, um dos principais líderes da Igreja Católica em Mato Grosso: Dom Gentil Delazari. Bispo emérito de Sinop, ele estava na UTI de um hospital. A causa do falecimento ainda não foi confirmada.

O bispo diocesano, Dom Canisio Klaus manifestou, em nota, que “profundo pesar da Diocese Sagrado Coração de Jesus de Jesus” e “agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal ‘Preparai os Caminhos do Senhor’ (Cf. Mt 3,3)”.

Ex-presidente da CNBB Regional Oeste, Dom Gentil foi o segundo bispo diocesano de Sinop, sucedendo Dom Henrique. Ele foi ordenado bispo em março de 1994 em Lageado (RS) e assumiu a diocese Sagrado Coração de Jesus em janeiro de 2016. Seu episcopado ficou marcado pela realização de um grande sonho, a construção foi da Catedral de Sinop, inaugurada em 2007.

Foram 54 anos de vida religiosa. Sua ordenação como padre ocorreu em em julho de 1968 em Relvado (RS). Foi vice reitor em seminário Sagrado Coração de Jesus e de Viamão (RS), reitor do Seminário São João Batista e do Seminário Propedêutico. Dirigiu o Centro Diocesano de Vocações, foi coordenador da Cúria, professor na PUC e outras universidades, dentre outras funções na Igreja Católica.

A diocese confirmou que Dom Gentil será velado, nesta terça-feira (1º), na Catedral, a partir das 5h e está programada para às 10h Santa Missa. Às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, na Cripta da Catedral, onde está sepultado seu predecessor, Dom Henrique.

Fonte: Só Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br