baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sábado, 18 de Setembro de 2021

Incêndio supostamente criminoso causou devastação em fazenda de Catuaí em Juara

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O incêndio iniciou por volta das 12:00h deste sábado, dia 24 de julho de 2021, conforme nos disse o pecuarista Cleber Spautz Pinz, que é proprietário da Fazenda Nosso Senhor Bom Jesus, antiga fazenda Rendre.

Foi a esposa de Cleber que comunicou o Corpo de Bombeiros de Juara sobre o incêndio.

Cleber conta que estava descansando após o almoço, quando sentiu cheiro de fumaça, e a principio imaginou que fosse alguém que tivesse colocando fogo em trincheiras próximo de sua fazenda.

“Eu sai para olhar e avistei um pouco de fumaça e sinal de fogo, e como forma de precaver eu sai com o trator e pedi a minha esposa fosse de carro na frente, e caso fosse fogo que comunicasse aos bombeiros”.

Rapidamente, Cleber disse que pegou o trator e fez o aceiro ao redor da mata, uma parte de reserva nativa que fica no meio da fazenda, e assim evitou que o fogo se alastrasse  ainda mais, pois o vento soprava a favor  do fogo.

Assim que a equipe de bombeiros composta por 04 (quatro) integrantes que já haviam sido acionados pela esposa do pecuarista chegou ao local e com seus equipamentos, imediatamente iniciou as ações de prevenção usando da forma de contra fogo para impedir que as chamas avançassem mata adentro.

Desta forma, o fogo foi controlado, o qual Cleber Spautz enalteceu o trabalho e habilidade dos bombeiros que somado a sua atitude rápida evitou que danos maiores ocorressem em sua propriedade.

O 3º Sargento Angermi do Corpo de Bombeiros explicou  que como o pecuarista já havia  feito um aceiro ao redor e o vento já estava sentido contrário, eles usaram a técnica chamada de contrafogo evitando assim que as chamas pulassem o aceiro para outro lado da mata.

“Não é toda vez que se usa esse tipo de técnica, porque depende do lugar, da posição dos ventos temperatura e outros fatores”, assim disse o 3º Sargento Angermi.

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Pode ser uma imagem de fogo e ao ar livre

Pode ser uma imagem de fogo e ao ar livre

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare

Com muito ❤ por go7.site