Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 15:39

[dataehoranews]

Incêndio supostamente criminoso causou devastação em fazenda de Catuaí em Juara

O incêndio iniciou por volta das 12:00h deste sábado, dia 24 de julho de 2021, conforme nos disse o pecuarista Cleber Spautz Pinz, que é proprietário da Fazenda Nosso Senhor Bom Jesus, antiga fazenda Rendre.

Foi a esposa de Cleber que comunicou o Corpo de Bombeiros de Juara sobre o incêndio.

Cleber conta que estava descansando após o almoço, quando sentiu cheiro de fumaça, e a principio imaginou que fosse alguém que tivesse colocando fogo em trincheiras próximo de sua fazenda.

“Eu sai para olhar e avistei um pouco de fumaça e sinal de fogo, e como forma de precaver eu sai com o trator e pedi a minha esposa fosse de carro na frente, e caso fosse fogo que comunicasse aos bombeiros”.

Rapidamente, Cleber disse que pegou o trator e fez o aceiro ao redor da mata, uma parte de reserva nativa que fica no meio da fazenda, e assim evitou que o fogo se alastrasse  ainda mais, pois o vento soprava a favor  do fogo.

Assim que a equipe de bombeiros composta por 04 (quatro) integrantes que já haviam sido acionados pela esposa do pecuarista chegou ao local e com seus equipamentos, imediatamente iniciou as ações de prevenção usando da forma de contra fogo para impedir que as chamas avançassem mata adentro.

Desta forma, o fogo foi controlado, o qual Cleber Spautz enalteceu o trabalho e habilidade dos bombeiros que somado a sua atitude rápida evitou que danos maiores ocorressem em sua propriedade.

O 3º Sargento Angermi do Corpo de Bombeiros explicou  que como o pecuarista já havia  feito um aceiro ao redor e o vento já estava sentido contrário, eles usaram a técnica chamada de contrafogo evitando assim que as chamas pulassem o aceiro para outro lado da mata.

“Não é toda vez que se usa esse tipo de técnica, porque depende do lugar, da posição dos ventos temperatura e outros fatores”, assim disse o 3º Sargento Angermi.

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Pode ser uma imagem de fogo e ao ar livre

Pode ser uma imagem de fogo e ao ar livre

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br