Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Indea de Juara alerta: quinta-feira, dia 15 é o prazo final para declaração de estoque de rebanho de bovinos, suínos e aves

Termina nesta quinta-feira, dia 15 de junho de 2023, o prazo para que todos os produtores rurais de bovinos, suínos e de aves comerciais façam a comunicação do número de animais nas propriedades junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Essa campanha de atualização do estoque começou dia 1º de maio desde ano e deveria ter encerrado dia 31 do mesmo mês, mas devido ao baixo número de produtores que declararam o estoque se prorrogou até esta data, dia 15.

Em todo Estado de Mato Grosso, segundo dados, mais de 100 mil produtores rurais já fizeram a comunicação do número de animais em suas propriedades.

É importante salientar que, na parte bovina, essa campanha de declaração substitui a vacinação contra a febre aftosa, que foi extinga em Mato Grosso devido a eliminação da febre aftosa e o rebanho livre da doença, mas no entanto, vale informar que, a comunicação da declaração do estoque de rebanhos é obrigatória para aqueles produtores rurais que criam bois, aves e suínos para o comércio.

Produtores rurais de outras oito espécies (búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes) também podem atualizar o quantitativo e fazer a junto ao Indea a declaração, mas, nessa etapa não é obrigatória.

O produtor rural que não fizer a comunicação não conseguirá mais emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), e fica impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

A partir de sexta-feira, dia 16 de junho, com o termino da campanha, o produtor rural que não informou o INDEA ficará sujeito a penalidades, bem como aplicação de multas que podem chegar até R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Compareça presencialmente no escritório do Indea de sua cidade, no caso de Juara, no bairro Boa Vista  e faça a  atualização do rebanho e dos dados cadastrais, inclusive pode ser feita essa comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

Fonte: Redação/acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br