Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 04 de Marco de 2024

Indea de Juara vai auxiliar produtores no combate a gripe aviaria em 2023

A gripe aviária, também chamada de influenza aviária ou gripe do frango, é resultado da infecção de aves pelo vírus influenza, ou seja, o vírus causador da gripe. Eventualmente a doença atinge os seres humanos, podendo até mesmo provocar a morte deles. Geralmente a gripe aviária infecta pessoas que têm contato direto com os animais doentes, como profissionais que trabalham em granjas.”

A veterinária do Indea de Juara Ana Luiza em entrevista para a reportagem da Radio Tucunaré e Site Acesse Notícias e informou que o trabalho do Indea é garantir a sanidade dos animais do Estado de Mato Grosso, e foi feita uma operação em que os agentes do Indea foram até as propriedades selecionadas e base de rota migratória de algumas aves que tem transmitido essas doenças para os plantéis, ela disse que essa doença ainda não ocorre no Brasil, mas já está ocorrendo em alguns países próximo ao Brasil, como na Colômbia, Peru, então por isso o Indea já trabalha para que possa prevenir.

Ana Luiza disse que em base nesse sentido, foram até as propriedades e coletaram sangue de algumas aves, coletaram swab também que é um cotonete que é colocado na traqueia desses animais, para poder ver se consegue isolar, porque para provar que não está circulando o vírus aqui, é preciso estar indo atrás dessas aves nessas propriedades e fazer a coleta.

Esse trabalho foi realizado na região do banco da terra, e a veterinária Ana Luiza agradeceu a todos os produtores que receberam muito bem a equipe do Indea de Juara, as coletas foram feitas e encaminhadas para os laboratórios credenciados e foi então detectado que não está circulando o vírus nessas propriedades selecionadas.
A veterinária disse que os produtores estejam conscientes e alertas quanto aos sinais que esses animais possam apresentar e assim notificar o Indea.

Os sinais mais importantes que as aves infectadas podem apresentar são, é uma alta mortalidade em um curto espaço de tempo, o produtor que perceber que houve uma alta mortalidade em pouco espaço de tempo ele já pode acionar o Indea, além disso é uma gripe, os animais vão apresentar uma secreção nasal, como o bico está muito próximo dos olhos, eles também vão apresentar uma secreção ocular, as vezes a cabeça pode ficar inchada e a crista pode arroxear, pode dar sinal neurológico em que a ave cai o pescoço e pode haver uma diarreia, o ovos podem ser afetados e dar uma má formação em aves de postura também. Em caso de alguns desses sinais nas aves, o produtor deve comunicar o Indea imediatamente. Ana Luiza disse que esse vírus pode ser transmitido eventualmente para os seres humanos, não é comprovado cientificamente.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Adriano Penteado

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br