Juara – Mato Grosso

23 de abril de 2024 12:05

[dataehoranews]

Juara: saiba como lidar com a ansiedade e a depressão no período da pandemia do Covid-19

O período atípico provocado pela pandemia do Covid-19 vem trazendo diversos prejuízos para a saúde dos brasileiros tanto na questão física como na psicológica. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os casos de depressão aumentaram em 50% durante a quarentena e a ansiedade e o estresse, em 80%.

A psicóloga Maiara Franco Rodrigues, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Juara, revelou em entrevista para a reportagem da rádio Tucunaré e site Acesse Notícias que o momento de isolamento social é um martírio e sacrifício, mas mesmo assim pode ser visto como um momento de oportunidade para estreitar os laços familiares.

Antes da pandemia do Covid-19, muitas pessoas reclamavam de não terem tempo para se dedicar a família, aos estudos e entre outras atividades. Nesse período, várias coisas podem ser feitas dentro de casa com a família, como brincadeiras e entre outras várias atividades que podem ser desenvolvidas e assim trazer memórias afetivas e significativas.

Maiara Fraco Rodrigues explicou que o estresse pode sobrecarregar o ser humano e que nosso desenvolvimento psíquico funciona como uma balança e se as pessoas tem muito estresse, elas acabam ficando mais sobrecarregadas e isso gera mais situações de ansiedade e medo.

Existem diversas formas de aliviar o estresse, medo e ansiedade, e com isso a convivência familiar fica melhor, pois quando se está estressado, vários conflitos são gerados. “O que precisa fazer é respirar, olhar para essa situação e tentar encontrar dentro dela algo que ser feito individualmente e entre a família”, orientou a psicóloga.

Atividades físicas, exercícios de respiração e leitura podem ser outras maneiras de lidar com o estresse, ansiedade e o medo.

Fonte: rádio Tucunaré e site Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br