O médico do Hospital Maternidade São Lucas de Juara concedeu entrevista à Rádio Tucunaré e Site Acesse Notícias, para explicar com muito critério, o que são os primeiros sintomas do coronavirus, pois é nesse momento que a comunidade médica avalia como importante iniciar o tratamento.
Dr Ricardo orienta que nem sempre as pessoas dão atenção a sintomas como cabeça pesada, dor muscular, espirros, coriza, náusea, diarreia e esse são o início da manifestação, momento em que se deve entrar com os medicamentos protocolares, porque isso evita o agravamento da doença.
Os sintomas de perder o paladar e olfato são tradicionais e merecem atenção pois são altamente indicativos importantes, mas a gripe comum está sendo tratada como caso positivo, mesmo antes do resultado de exames de COVID 19, salientou o médico.
Os quadros virais se parecem e existem pacientes que apresentam quadro de febre e náusea que pode ser confundido com dengue, há ainda pacientes que aprestam diarreia que pode ser confundido com roteiros, há os que apresentam dor no corpo e febre sem coriza ou náusea, explicou.
Diante de qualquer sintoma, o importante é a pessoa procurar rapidamente um médico para iniciar exames e tratamentos.
A automedicação é um alerta que ele faz a população e ao comercio de medicamentos e citou um paciente grave que foi transferido e procurou uma farmácia inicialmente e o quadro evoluiu tomando antibióticos e acabou agravando a pneumonia. “Não se automediquem e isso é um erro gigante, comprar de forma antecipada qualquer medicamento”, disse.
Ouça entrevista com o médico Dr Ricardo Leandro.