Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 20 de Fevereiro de 2024

Diante resistências por uma porcentagem da população CTA/SAE convida todos para campanha de prevenção contra HIV

A história da epidemia de AIDS iniciou-se em 05 de junho de 1981, onde um relatório descreveu os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em 05 (cinco) pacientes homens jovens homossexuais, que eram considerados previamente saudáveis, mas foram diagnosticados com pneumocistose e citomegalovirose, todos na cidade de Los Angeles, na California (EUA).

Com os passar dos anos tratamentos precoce, remédios e inúmeras campanhas surgiram, e todas realizadas de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, mesmo com os tratamentos quase que curável da doença, ainda há muitas resistências e discriminações sobre o caso, conforme disse Cristiane Ávila enfermeira coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE) de Juara, campanha esta que tem como referência o Dezembro Vermelho.

Base nesses quesitos e com a finalidade de encorajar as pessoas com ou não vírus HIVs, o CTA/SAE juntamente com os demais órgãos de saúde está realizando neste dia 01 de dezembro de 2022, uma campanha de conscientização sobre o vírus HIV, que iniciou às 08 horas da manhã e vai até às 15:00h, em frente ao Centro de Eventos João Paulo II no centro de Juara.

Banco de Sangue, e Vigilância Ambiental também estarão atendendo com ações orientativas e preventivas, e também haverá atendimentos odontológicos.

Os testes rápidos também estão sendo feitos e ações orientativas para as mulheres gestantes, além dos serviços odontológicos.

Prevenir ainda é o melhor remédio, e principalmente quando se trata de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), porque como diz o ditado, ‘quem vê cara não vê coração’ concluiu a coordenadora, Cristiane Ávila enfermeira.

Ela finalizou dizendo que os resultados dos exames feitos pelos pacientes são extremamente sigilosos, e apenas o paciente tem acesso e o médico que presa pela moralidade e ética profissional.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br