Juara – Mato Grosso

14 de junho de 2024 10:56

[dataehoranews]

Novidades na Educação em Juara: Município assumirá anos do Ensino Fundamental em 2024 as zonas urbanas e rurais. Confira

Pais de alunos da rede estadual do ensino fundamental em Juara procuraram a Rádio Tucunaré afim de elucidarem, o porquê de algumas escolas avisarem, que não será possível realizar rematrículas de alguns anos letivos, por enquanto. “Estamos iniciando o processo de rematrícula para o ano letivo de 2024, porém por enquanto, não faremos a rematrícula das turmas de 1º ano, pois até o momento a Seduc não autorizou que as escolas estaduais atendam 2º ano em 2024. Assim que tivermos uma definição repassaremos a informação para os (as) senhores (as). Agradecemos a compreensão!”, diz a mensagem aos pais da Escola estadual “Luiza Nunes Bezerra”.

Em uma entrevista exclusiva à Rádio Tucunaré, a Secretária Municipal de Educação, Fernanda Alves, revelou detalhes sobre as mudanças significativas que estão previstas na educação em Juara para o próximo ano.

Essas alterações ocorrem em atendimento a um Decreto do Governo do Estado de Mato Grosso, que solicitou aos municípios a assumirem parte do Ensino Fundamental.

Durante a entrevista, Fernanda Alves explicou que a proposta de redimensionamento apresentada pelo município foi confirmada via ofício para 2024. De acordo com essa proposta, Juara assumirá a responsabilidade pelo 1º ano do Ensino Fundamental em algumas escolas, enquanto as crianças continuarão estudando em suas escolas de origem, considerando a proximidade de endereço.

As escolas contempladas por essa mudança são: a Escola Luísa Nunes e a Escola “Iara Maria Minotto Gomes”, que funcionarão em atividade compartilhada.

O 1º ano será administrado pelo município, mas as crianças permanecerão estudando na escola em que já estão matriculadas. Esse modelo será aplicado também na Educação do Campo, no Distrito de Águas-Claras, abrangendo do primeiro ao quinto ano, com a manutenção e desenvolvimento do ensino sendo de responsabilidade da Rede Municipal.

Sobre o 2º ano a secretária explicou, que ainda nesse momento, não será possível assumir, porque os municípios perderam receita e essa mudança precisa ser planejada.

Além disso, a Escola do Jaú, conhecida como Cecília Castro, adotará um formato semelhante, com o município ofertando o desenvolvimento do ensino do 1º ao 5º ano. Vale ressaltar que muitas escolas da Rede Municipal do campo já compartilham a gestão entre o município e o Estado, com o município atendendo do 1º ao 5º ano, enquanto o Estado assume do 6º ano ao ensino médio nas unidades que oferecem essa etapa de ensino.

Essas mudanças representam um redimensionamento significativo na educação local e visam aprimorar o sistema de ensino em Juara, garantindo um acompanhamento mais próximo e eficaz dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A Secretária Municipal Fernanda Alves enfatizou, que a decisão foi tomada após uma cuidadosa análise e reunião com a equipe da DRE, visando a melhorias na qualidade da educação oferecida no município.

A comunidade educacional e os pais de alunos devem estar atentos a essas transformações que ocorrerão em 2024,  em Juara.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br