O período estiagem propaga maior risco de fogo nessa época do ano, e aumenta a preocupação dos órgãos, como Secretarial Estadual do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros que redobram a atenção, e muitas vezes se desdobram para dar conta de conter as chamas de incêndios.
Segundo Carlos Nunes, ex-vereador e diretor de urbanismo em Juara, somente nesta semana foram registrados 08 focos de incêndios na cidade, e isso é um fator preocupante, porque a prefeitura conta atualmente com um caminhão aguardando a chegada de outro.
Esse mesmo caminhão que está sendo usado para ajudar a conter os incêndios é usado para molhar as ruas não pavimentadas, e acabar causando empecilho nos trabalhos, que precisam ser paralisados para acudir os incêndios, já que Juara não tem equipe de Corpo de Bombeiros.
O secretário de Meio Ambiente de Juara Mauro Dirami, em entrevista à rádio Tucunaré, na semana passada disse que as queimadas se intensificam e muitas denúncias tem chegado a secretaria através do telefone (66) 3-556-3335, e qualquer cidadão pode fazer sua denúncia.