Juara – Mato Grosso

14 de julho de 2025 23:49

Pacientes do SUS queixam de exames de imagem que deveriam ser feitos em Juara para evitar sofrimento nas estradas. Conheça o caso.

No dia, 20 de janeiro, no programa “Espaço Livre” da Rádio Tucunaré, reclamações de pessoas com relação à realização exames de imagem de ressonância magnética e tomografia e ultrassonografia para o pacientes do SUS.

De acordo com a reclamação da ouvinte Anitta, moradora de Juara, ela foi informada de que o Hospital São Lucas tem convênio com o Consórcio intermunicipal de saúde do Vale do Arinos, para realizar exames de imagem tanto em pacientes de urgência, emergência e os eletivos também. Esse contrato, possibilita aos pacientes da região não precisarem viajar para realizar esses exames.

Há muito tempo os pacientes do SUS são levados para outras cidades, com custos de transporte e estadia pagos pelas prefeituras, mas a distância e a demora nos resultados e na chamada, tem significado sofrimento e por isso, o Consórcio firmou contrato de prestação e serviços com o Hosp. São Lucas de Juara, para amenizar esses problemas, e beneficiar os pacientes, mas pelo que reclamam, isso não estaria acontecendo.

Além da queixa de cansaço e sacrifício desses pacientes que são mandados para fazer exames em outras cidades, segundo os reclamantes, o resultado (laudos) as vezes demoram até um ano para chegar, e que os médicos acabam pedindo de novo por perderem valor.

A reclamante queixou-se que, quando foi procurar a Secretaria de Saúde em Juara, escutou que, a informação que recebeu no Hospital São Lucas estaria errada e que, somente as pessoas com prioridades seriam encaminhadas a fazerem exames nesse hospital e que seriam encaminhados para as outras cidades Cuiabá, Sinop ou Sorriso.

Bastante aborrecida, a senhora insistiu e se revoltou pelo fato de que, estando na cidade onde existe a possibilidade de fazer os exames, e com entrega rápida dos resultados, teria que viajar, para longe com sacrifício. Os áudios estão abaixo da matéria.

Após as mensagens com as denúncias de Dona Anita e também de outros pacientes, que decidiram se manifestar no mesmo sentido, todos os áudios foram encaminhados para o presidente do Consórcio Pref. de Porto do Gaúchos Vanderlei de Abreu e para as autoridades em Saúde de Juara, para conhecimento deles.

Os locutores responderam aos ouvintes do programa, que o que se sabe é que o contrato entre Consórcio e Hospital São Lucas existe  e que para atender pacientes de emergência, urgência e também os eletivos, mas que não sabiam o motivo, que os pacientes continuavam sendo mandados para outras cidades e que buscariam uma explicação junto as autoridades.

Em contato com o Presidente do Consórcio Prefeito de Porto dos Gaúchos Vanderlei de Abreu, o mesmo informou, à reportagem da Rádio Tucunaré, que existe um convênio firmado para os mesmos serviços de exames de imagem com outras cidades (Sinop, Sorriso e Cuiabá) e também com Juara, e que cabe a cada Secretaria Municipal decidir para onde vai mandar o paciente de seu município e citou como exemplo, a cidade de Tabaporã, que prefere enviar os pacientes para Sinop, por considerar mais perto, ou seja, embora exista o contrato de prestação de serviço com o Hosp de Juara, cada secretaria municipal de cada cidade, que compõem o consórcio (Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos) pode mandar para onde entender ser melhor, de acordo com seus próprios critérios, mesmo que o paciente queira faze-los em Juara.

Ouça os áudios com as queixas:

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.