Algumas pessoas portadoras do vírus HIV abandonam o tratamento, alerta a Enfermeira e coordenadora do CTA Cristiane Ávila de Juara.
As pessoas que já fazem o tratamento, tanto quanto as hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis, devido a rejeição por parte delas, abandonam o tratamento, explica Cristina e a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias.
Segundo a coordenadora, algumas pessoas quando descobrem que estão positivas, acabam abandonando o tratamento de HIV, e a doença hepatite também, porque não tem sintomas, e quando chegam os sintomas é porque a carga viral está alta.
A enfermeira fez um alerta aos pacientes de hepatite e de HIV, que devem procurar o CTA, que estão fazendo uma busca ativa a esses pacientes, que estão rejeitando o tratamento, principalmente HIV. “Quem trata a gente sabe que a carga viral fica indetectável. Isso é ótimo, mas então pensa bem, você que tem HIV, procura a gente, não deixe de tratar e as hepatites também”, disse.
Cristiane lamenta que em pleno ano 2021, ainda acontecem mortes por AIDS, por falta de tratamento e a morte de pessoas, devem estar procurando o CTA .”Porque a partir do momento, que a pessoa deixa de tratar, a gente fala que ele é um paciente AIDS, então é um alerta que eu faça você jovem, a você de meia-idade, a você de mais idade, se você não tem ou se você nunca realizou o teste rápido, vá na sua unidade de saúde, mais próxima se não quiser ir lá, porque tem algum parente algum conhecido, vem aqui ao CTA realizar o seu teste rápido. E você que abandonou o tratamento, também nos procure,” pediu.
Tudo é sigiloso e o CTA também são atendidos pacientes om outras doenças como tuberculose e as pessoas que fazem prevenção, as gestantes, e existe muito preconceito, informou a enfermeira. “Quem vê cara não vê AIDS, então se previna e se cuide essa é a melhor forma”, concluiu.