De acordo com as normais do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) está confirmado o termino do período de Defeso dos peixes, o fim da Piracema em Mato Grosso para termina dia 31 de janeiro de 2021, que teve inicio no 1º de outubro de 2020 a 31 de janeiro deste ano.
A data foi mantida pelo nos rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Tocantins-Araguaia com base nos estudos de Monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro no estado.
O Cepesca é um Órgão composto por Conselho, que atua como órgão colegiado deliberativo e consultivo auxiliando o Poder Executivo na propositura de políticas públicas para a pesca, 18 (dezoito) entidades entre representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Desevolvimento Econômico, Cultura, Ministério Público Estadual, UFMT, Unemat, colônias de pescadores, entidades do terceiro setor, Ibama e representantes do setor empresarial do turismo da pesca.
Em Juara, a entidade é representada pela Colônia Z-16 que tem como coordenador o pescador Bento Bezerra e superior em Sinop representada pela presidente, Julita Burko Duleba.
A presidente, Julita Burko Duleba e o coordenador Bento Bezerra afirmaram que não houve prorrogação do período da piracema em Mato Grosso, e que a partir da próxima segunda-feira, dia 01 de fevereiro, os pescadores poderão retornar suas atividades normais.
Colônia Z-16 empreende os municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, além de outros municípios da região noroeste de Mato Grosso.