Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

PM recupera caminhonete furtada em Juara. Um foi preso e menor de 13 anos detido. Conheça a estratégia

Imagens cedidas pela PM circulantes nas redes sociais

A PM/MT vem apresentando cada vez mais bons resultados no combate ao crime organizado, especialmente no crime de furto de veículos que tem como destino a Bolívia.

Uma camionete F- 4000, de propriedade do produtor rural, Dr. João Conte, foi recuperada no mesmo dia que foi furtada, na noite da última terça-feira, 31 de janeiro de 2023 pela Equipe do 17° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso, no município de Rio Branco, divisa com a Bolívia.

Nas primeiras horas da manhã de terça-feira, diversas pessoas compartilharam fotos,  mensagens, alertando sobre o roubo da camionete.

Após horas de investigação e de buscas, a camionete foi localizada no município de Rio Branco, na divisa do Estado de Mato Grosso com a Bolívia, cerca de 696 km de Juara e com ela um homem de 21 anos (com 11 passagem pela polícia) e outro menor de 13 anos de idade.

Estratégia utilizada

Em entrevista exclusiva a Rádio Tucunaré o pecuarista Pedro Junior, que teve participação ativa nessa busca, relatou com detalhes toda a movimentação solidaria para recuperar esse veículo.

Pedro relata que volta das 06 horas, do dia 31, o pecuarista percebeu pelas redes sociais, o comunicado do furto da caminhonete F4000 do pecuarista de Juara João Conte e de imediato, comunicou a PM de Brasnorte, Campo de Júlio, Sapezal, Comodoro e conversou com o tenente coronel Barros, que comanda o décimo sétimo batalhão da polícia militar que inclui cerca de 17 cidades na fronteira com a Bolívia.

Pedro contou a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que na ocasião em que furtaram a sua caminhonete F4000 na cidade de Sapezal, o ladrões realizaram o mesmo trajeto, que estavam fazendo com a caminhonete do João Conte e foi a mesma equipe da polícia Militar da cidade de Rio Branco, que recuperou a sua caminhonete.

Diante das experiências que teve, Pedro ao falar com o Comandante Barros, o mesmo comunicou todos do Batalhão imediatamente e providenciou a comunicação aos demais batalhões. O comandante tranquilizou o pecuarista avisando, que se a caminhonete passasse ali seria capturada e assim aconteceu, citou Pedro.

Além disso, foram atrás das filmagens, nos postos de gasolina de Brasnorte e outras câmeras de segurança de empresas para analisarem se o veículo havia passado, até que conseguiu constatar, que a caminhonete havia passado por ali, por volta das 05 horas na manhã.

Os ladrões na verdade pegaram um caminho errado do que pretendiam e tiveram que voltar, abasteceram, pagaram o posto com PIX e continuaram a viagem. Um outro posto de gasolina também conseguiu identificar e comunicou Pedro.

A cidade de Campo Novo do Parecis também foi comunicada, mas não conseguiram pegar os meliantes e tornaram a abastecer em Campo Novo do Parecis, quando então,  em outro posto de gasolina, ocasião em que  a polícia de Rio Branco acionou o comandante Tenente Coronel Barros e a Patrulha vieram de encontro, colhendo informações nas propriedades rurais, fazendo o trajeto e assim, conseguiram abordar os bandidos e resgatar a caminhonete.

O sargento Eliseu é comandante da Polícia Militar no município de Rio Branco, contou o Pedro.

O pecuarista relata ainda, que foi o comandante Eliseu, que há um ano e meio, recuperou a sua caminhonete e em três dias, conseguiram recuperar três veículos, que teriam como destino o crime organizado da Bolívia e constantemente conseguem impedir vários crimes.

A Polícia Militar

O Tenente PM Alves é coordenador da Patrulha Rural do 17° Batalhão da PM sediadas Mirassol do Oeste, subordinada ao 6° Comando Regional, seguiu as orientações do Coronal Barros, realizou o trabalho na região de fronteira que se dirigem a Bíblia e nesse dia 31 receberam a informação da caminhonete de Juara e os grupos de whatsapp foram comunicado inclusive de produtores rurais.

Um rede de informações se formou e um dos proprietários anunciou ter visto o veículo seguindo para Rio Branco e assim, a PM programou o fechamento do cerco, próximo de Rio Branco, próximo da comunidade do Roncador que liga a Reserva do Cabaçal até a região Rio Branco.

A PM teve notícia que havia ainda um terceiro indivíduo que fazia abastecimentos e no percurso da área rural até a delegacia, os policiais se depararam com uma motocicleta abandonada no meio da estrada com um galão de combustível e o suspeito teve ter visto a PM e evadiu-se do local.

Tais indivíduos foram presos devido a uma ação conjunta da PM de toda região do 17° e 16° Comando regional com o policiamento rural, que tem sido de grande utilidade, pois ela significa a integração do homem do campo com a PM, e nesses crimes a chegada até a fronteira passa pela zona rural, destacou.

Ao encerrar a entrevista, o Tenente PM Alves três veículos foram recuperados em três dias que haviam sido furtados.

O proprietário

O pecuarista e filho do proprietário da caminhonete Fernando Conte, disse não ter palavras para agradecer o empenho dos amigos, da imprensa, da Policia Militar de Juara e das demais regionais, que realizaram essa operação vitoriosa, pois compartilharam imagem e culminou no êxito em recuperar essa caminhonete, pois a sensação de ser roubado é muito ruim, destacou.

Nando citou a ação do amigo de Brasnorte Pedro Junior foi fundamental pela mobilização que fez e ainda, dos PM diretamente envolvidos, que fizeram um trabalho excelente e também a inteligência da polícia civil de Juara, que somou muito, enfim, Nando encerrou agradecendo e enaltecendo a ação conjunta das policias e dos amigos.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br