Juara – Mato Grosso

23 de abril de 2024 17:11

[dataehoranews]

Por conterem irregularidades, balsas foram intendidas em Juara e região pela Marinha do Brasil

No último dia 23 de fevereiro de 2021, uma equipe da Marinha Brasileira percorreu parte do Rio Arinos, região de Juara e Vale do Arinos realizando vistorias nas embarcações fluviais e balsas que existentes nessas localidades.

Composta pelo capitão dos Portos de Mato Grosso, o capitão de Fragata, Alessandro Lopes Fajard Oliveira e Leandro Lobo de Souza – Suboficial Lobo se reuniram com o vice Prefeito de Juara, Valdinei Holanda Moraes (Nei da Farmácia, os oficiais da Marinha disseram que durante a vistoria no rio e nas embarcações e balsas, puderam constatar algumas irregularidades nas balsas, e por isso interditaram até que os proprietários notificados façam as devidas adequações exigidas por lei da Marinha.

Irregularidades:

Balsas com fundo precário e as lanchas de reboque em más condições, além dos funcionários não estarem usando coletes salva vidas, boias de salvamento e dispositivos de flutuação, além de não ter extintores. Segundo o capitão dos Portos de Mato Grosso, assim que os proprietários sanarem as irregularidades, a Marinha retornará e fará a liberação dentro da formalidade legal.

A visita em Juara e região:

Em reunião no gabinete em Juara com o vice Prefeito de Juara, Valdinei Holanda Moraes, eles ressaltaram que a intenção da visita foi de trazer segurança para o tráfego aquaviário, preservação da vida humana e também a prevenção da poluição hídrica, além de mostrar o que a Marinha do Brasil pode fazer para regularizar as embarcações que estão irregulares e aqueles condutores que não estão habilitados.

Restou ficou constatado que a mesma tem muitas restrições de navegabilidade. Sua estrutura de metal está comprometida fazendo com que entre água na embarcação o que pode causar afundamento a qualquer momento.

Então foram várias irregularidade conforme citado acima. São itens essenciais para a segurança tanto da tripulação quando dos usuários, portanto, as balsas estão impedidas de navegar até que se resolvam todos os problemas constatados.

Uma balsa fica em Juara sentido a Juina e outra interditada também no Rio Arinos fica localizada em Porto dos Gaúchos divisa com Juara.

O Capitão Fajard destacou ainda a importância dos cursos que a Marinha oferece para os condutores. Trata-se do curso de Aquaviário, que é um curso para aqueles que trabalham como auxiliares dentro das balsas, cursos de TSP destinado à servidores públicos municipais, estaduais e federais. A ideia dos cursos é habilitar os navegadores, tornando a navegação nos rios cada vez mais segura.

Os cursos ofertados pela Marinha do Brasil serão agendados e divulgados para todos os interessados em se habilitarem.

Visando a segurança de todos, a Marinha está fazendo este trabalho em todo o estado de Mato Grosso e Juara não seria diferente.

 

Fonte: Da redação acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br