Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024

Pref. de Juara inicia estudo afim de firmar termo de cooperação com INSS para perícia médica remota e outros serviços

Juara poderá oferecer atendimento remoto para perícias médicas no INSS através de parceria entre INSS e Pref. de Juara. O termo de parceria ainda depende de estudos e consentimento do órgão federal, pois o tema encontra resistência por parte do profissionais peritos e por isso, ainda está indefinido.

Na tarde do dia 12, na Câmara Municipal de Juara, uma reunião entre o prefeito Carlos Sirena, o gerente do INSS Tarcísio Passos e Pres. da Câmara Vereador Leo Boy, compareceram para uma reunião, a fim de buscarem soluções através de uma parceria para melhorar o atendimento à população de Juara.

O Prefeito Carlos Sirena disse à rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que conhece o “estrangulamento” devido à falta de perito no INSS de Juara, que obriga população a agendar perícia na cidade de Juína ou Sinop.

Em atendimento a um pedido do Pres. da Câmara vereador Léo boy em nome dos demais vereadores, essa reunião aconteceu, para estudar uma possibilidade futura de firmar um acordo de cooperação técnica, a fim de que, um perito possa atender de forma virtual os beneficiários de Juara. O prefeito deixou claro, que essa possibilidade está no início das conversações.

Particularmente ele é simpático à ideia, porque é um maneira para melhorar essa situação para a população, que encontra uma grande dificuldade. Ele não sabe dizer quando isso será de fato concretizado e o tema será levado para o governo federal para avaliação dessa proposta, informou.

O presidente da Câmara Vereador Léo Boy considera essa reunião muito importante, e essa inicitiva pode melhorar a vida da população de toda a região do Vale do Arinos,que sofre sem a presença do perito.

Leo Conta que está em estudo a viabilidade da perícia remota para municípios, que não tem o perito e que prejudica o andamento dos benefícios do órgão aos beneficiários, mas deixou claro, que não existe nada certo, porque são apenas o início de um estudo buscando soluções. “Existem 10 municípios no Brasil, que também estão pleiteando essa solução, mas aguardam uma resposta do Governo Federal”, disse.

A parceria com a prefeitura será no sentido de disponibilizar servidores.

A defasagem de peritos em todo país é uma realidade e em Juara ele sequer existe. Com a implantação da perícia remota, qualquer médico de qualquer localidade que esteja autorizado poderá realizar a perícia para os beneficiários de Juara e região, explicou Léo boy.

O gerente executivo do INSS Tarcísio Passos, esclareceu que o motivo de sua visita é a proposta para o termo de cooperação entre o INSS e a Prefeitura Municipal, e como Juara é um município Polo, existe a possibilidade de ampliar o leque de serviços à população.

O INSS tem passado por uma transformação digital, onde são feitos através de plataforma e também pelo 135, mas com a as parceiras serão ampliados os atendimentos. “Seria uma porta mais para população e estão na expectativa de poder ampliar esse serviço para facilitar a vida de quem mais precisa”, disse .

Uma vez firmado o acordo, a prefeitura disponibilizaria um espaço e condições para digitalizações de documentos para aquelas pessoas que não sabem como fazê-lo, exemplificou.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br