Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 04 de Marco de 2024

Prefeitura de Juara estuda contratar empresa especializada em limpeza de bueiros. Veja Fotos

Com o início da estação das chuvas é possível perceber que muitas bocas de lobo, estão entupidas no município de Juara e isso torna o escoamento das águas pluviais dificultosos causando alagamentos.

Diante do problema, o Prefeito Municipal aceitou que uma empresa especializada em saneamento, viesse ao município demonstrar os trabalhos que realiza na limpeza de bueiros entupidos.

O Prefeito Carlos Sirena disse a reportagem da Rádio Tucunaré, que existem várias “bocas de lobo” entupidas e que causam alagamentos.

O serviços prestados por essa empresa é de saneamento e limpeza e como estão no estado de Mato Grosso fazendo demonstrações, o prefeito permitiu que viessem fazer uma demonstração de forma gratuita e se, de fato funcionar, será feita uma contratação para limpar todos os bueiros entupidos.

Foram escolhidos três locais, que se sabe estar entupidos para ver como a limpeza vai acontecer, explicou Carlos.

O Secretário de Cidade Salvador Pizzólio disse, que a água pluvial quando corre por cima do asfalto, como acontece em alguns bairros da cidade, acaba por causar transtornos aos moradores e estraga o asfalto. “Isso gera custo alto a população e não é um problema novo e no centro da cidade já existem há bons anos com galerias que foram construídas nos anos 80”, disse.

Outro ponto que o secretário citou é com relação às árvores da espécie Ficus, que possuem raízes enormes e que foram plantadas na praça e em vários calçamentos.

A empresa contratada trabalha com saneamento e com equipamentos próprios consegue desobstruir o que as raízes causaram. Salvador acredita, que se o serviço ficar satisfatório será possível o prefeito realize uma parceria com a empresa, para realizar serviços de limpeza constantes no município.

A empresa contratada fará o monitoramento através de um robô, que percorre as galerias e fará um mapeamento onde ocorre os encontros de canalização para identificar os locais de obstrução e em seguida o caminhão faz a sucção e limpeza.

Salvador considera a medida essencial para a cidade de Juara, que está crescendo e precisa manter as galerias de águas pluviais.

O vereador Léo Boy estava acompanhando os trabalhos de apresentação da empresa de limpeza e como é gratuito, decidiu acompanhar para conhecer a eficiência.

Esse trabalho será apresentado tanto para o executivo e legislativo da cidade.

Léo considera que é um trabalho organizado que vai enumerar as bocas de lobo a serem desobstruídas e evitar que haja gastos com perfurações e depois os gastos com reparos e por isso, tudo que for importante para economizar e manter o patrimônio, precisa ser valorizado e por isso decidiu acompanhar.

A empresa trabalha por hora e então farão um estudo de viabilidade junto com o prefeito.

As três bocas de lobos escolhidas estão entupidas há algum tempo e se a empresa conseguir desentupir as três será uma grande demonstração de que vale a pena a contratação”, concluiu o vereador Léo boy.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias