Juara – Mato Grosso

29 de março de 2024 06:58

[dataehoranews]

Professor de Juara Aparecido Silva lança livro com história do Rio Arinos antes da Colonização de Juara.

O Professor de Juara e Mestrando Aparecido da Silva, que leciona em na escola Estadual Dauri Riva, lançou nesse dia 23 de Abril, o livro de sua autoria: Histórias e Registros do Rio Arinos.

A elaboração dessa obra literária iniciou em 2000, com ajuda de alguns amigos na pesquisa. Aparecido atuou como chefe de Cultura onde despertou sua natureza investigativa e historiadora.

Conhecido muito anos em Juara como locutor Cido Silva, pois  por muitos anos trabalhou como locutor de rádio, tendo iniciado sua carreira na rádio Tucunaré e tendo encerrado carreira no rádio também nessa emissora, fez questão de entregar um exemplar de seu livro nas mãos de Valéria Domingues, com quem trabalhou, e fez a gentileza de entregar outro exemplar para ser sorteado entre os ouvintes.

O professor que atualmente está pós graduando em mestrado, conta que a história do Rio Arinos, é contada no livre antes de 1971, quando então começou a colonização de Juara e era conhecido como o “Rio diabólico”. Esse rio era o canal direto para o mar na época dos bandeirantes paulistas.

O livro vem recheado de informações fidedignas, pois o professor Aparecido disse em entrevista, que as pessoas acabaram absorvendo informações sem fundamentos.

O prefácio do livro foi escrito pelo mestre professor Dr Oséias Carmo Neves da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Juara.

Em entrevista, o Professor Dr. Oseias disse, que foi com muita satisfação que leu o livro e ficou muito contente com a obra e ao escrever o prefácio, observou que embora o livro seja de história não oficial, é riquíssimo e desperta no leitor desde o título, apontando o rio como um rio diabólico.

O apontamento desde a ocupação dessas terras, que tem como protagonista o Rio Arinos e apresenta fatos e situações, que não são conhecidas do público, atrai a curiosidade e destaca a importância do rio Arinos, que está dentro de um contexto e o bioma amazônico.

Ao escrever o prefácio “estamos com espírito crítico, para tentar entender como ocorreu o processo de ocupação dessa região, situações ainda não descritas e não reveladas de forma oficial. É o sentimento despertado nesse livro”, disse.

Ele considera que a obra do Aparecido Silva é comparada a livros de grandes historiadores até porque, existem muito materiais para escrever novas obras.

O professor sugere, que os leitores façam a leitura e que os professores de história da nossa região analisem o quanto difícil foi o processo de ocupação dessas terras e mais ainda, as narradas pela história oficial.

Outro ponto que chamou a atenção foi a objetividade, com uma linguagem acessível e destacando a vida e a história de um rio responsável pelo desenvolvimento da região e o professor Oséias espera que o professor Aparecido escreva muitas outras obras.

O professor Aparecido Silva não obteve apoio nos custos e por isso escolheu uma editora para pequenas tiragens, visto que o custo de grandes tiragens é muito alto.

Sua intenção é deixar um exemplar em cada escola como fonte de pesquisa e as pessoas que queiram ter o livro, podem entrar em contato com Rádio Tucunaré, deixar nome e endereço, para que ele faça contato.

O preço do livro ainda não está elaborado, mas o professor garante que será apenas para rebater despesas de custo.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br